Por unanimidade, os vereadores de Salvador homologaram ontem a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2023/2024, ocorrida em 29 de março. Na leitura do termo, o presidente Geraldo Júnior apresentou a sua renúncia ao cargo. A sessão contou com a presença do governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
O apoio unânime se deu conforme matéria de Henrique Brinco, do jornal Tribuna, após um acordo de paz entre Geraldo Júnior (MDB) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Com isso, a base do gestor deve retirar a ação que tramita no Supremo Tribunal Federal.
Por escalonamento, a composição da Mesa Diretora ficou desta forma: Carlos Muniz (PTB), presidente; Cátia Rodrigues (União), 1ª vice-presidente; Sabá (PP), 2º vice-presidente; Marcelo Maia (PMN), 3º vice-presidente. Isnard Araújo (PL), 1º secretário; Ricardo Almeida (PSC), 2º secretário; Átila do Congo (Patriota), como 3º secretário; e Edvaldo Brito (PTB), 4º secretário. O vereador Alexandre Aleluia (PL) será o corregedor e Augusto Vasconcelos (PCdoB) continuará ouvidor-geral.
Em breve pronunciamento, o vereador Carlos Muniz defendeu a harmonia entre os poderes (Câmara e Executivo Municipal) e afirmou que a união é o caminho para melhorar a cidade. Também falou da amizade com Geraldo Júnior, reconhecendo publicamente a parceria exitosa com base em princípios que balizam a vida.
Jerônimo abre portas para vereadores
A visita de um governador eleito à segunda Casa legislativa mais antiga do Brasil é um ato inédito na história recente da capital da Bahia. Ele também informou que agendará uma reunião na Câmara Municipal de Salvador.
“A minha vinda aqui hoje é um gesto de respeito a esta Casa e aos vereadores. Esta é uma Câmara histórica e tem um papel de destaque no bicentenário da Independência do Brasil. E esta minha visita também é um reconhecimento do importante papel da Câmara Municipal de Salvador na política baiana”, disse Jerônimo Rodrigues.
O governador eleito também afirmou que sua visita ao Legislativo de Salvador é um ato de prestígio à despedida do presidente da Casa, Geraldo Júnior, na condução dos trabalhos da Câmara da capital baiana.
“Geraldo Júnior deixa a sua marca na história do Legislativo de Salvador. Ele demonstrou sabedoria e inteligência na gestão e condução desta Casa. E agora ele assume uma nova missão, como meu vice-governador”, pontuou.
Já Geraldo Júnior avaliou que é uma grande honra “receber o meu grande amigo Jerônimo Rodrigues, governador eleito da Bahia. Juntos vamos continuar e avançar com o trabalho de transformação social e qualidade de vida dos baianos, iniciado por Jaques Wagner e com a brilhante atuação de Rui Costa”, disse Geraldo Júnior.