O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), tomou posse, nesta quarta-feira (1º), no Plenário Cosme de Farias, para seu quinto mandato de vereador. Ele foi reconduzido para o cargo com a maior votação que já teve nas eleições onde concorreu ao pleito proporcional. Ele obteve 24.040 votos em outubro de 2024 e foi o segundo vereador mais votado nas eleições. Também tomaram posse o prefeito Bruno Reis (União); a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) e os outros 42 vereadores.
“Quero agradecer a todas as pessoas que confiam no meu trabalho e também às lideranças das comunidades de Salvador que caminham conosco e acreditam no nosso projeto por uma Salvador melhor para todos. Nosso mandato terá um trabalho em prol da qualidade de vida da população da nossa cidade e sempre defenderemos, junto ao Poder Executivo, as demandas dos bairros de Salvador por serviços públicos eficientes. E continuaremos apresentando proposições parlamentares com o intuito de terem um impacto positivo na vida das pessoas que residem em Salvador”, frisou Carlos Muniz.
Algumas das suas principais bandeiras durante sua trajetória na política institucional são a luta por uma saúde pública de qualidade e ele é um árduo defensor de melhorias no transporte público. Durante seu último mandato, a causa ambiental também foi defendida pelo parlamentar. Em 2024, foi sancionada a lei que proíbe sacolas plásticas não recicláveis em estabelecimentos comerciais. A proposição parlamentar é de autoria de Carlos Muniz.
Mandatos
Em 2008, ele foi eleito para ocupar uma vaga no Legislativo da capital baiana, com 6.544 votos. Na eleição de 2012, renovou o mandato para o período de 2013 a 2016 como o vereador mais votado de Salvador, com 16.959 votos. Em outubro de 2016, fui reeleito com 13.129 votos. Em 2020, foi reeleito para o quarto mandato, com 9.118 votos.