O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, é o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 22 de novembro. Na conversa ao vivo com radialistas de todo o país, ele vai comentar sobre os resultados obtidos até agora com o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que foi criado em julho deste ano para reduzir o tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A Análise Documental do Benefício por Incapacidade Temporária (Atestmed) é outra ação de combate às filas que será detalhada pelo ministro Lupi durante a participação no programa. A medida simplifica regras para concessão de benefício por meio de análise documental e visa reduzir a fila de requerimentos de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) com mais de 45 dias de espera. Graças à iniciativa, o cidadão pode fazer o acesso por meio de aplicativo ou pelo site Meu INSS.
A redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS também está na pauta do “Bom Dia, Ministro”. No mês passado, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS. Com isso, o limite para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,91% para 1,84%. Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inclusive Benefício de Prestação Continuada (BPC), também podem consultar a taxa de juros do empréstimo pessoal consignado cobrado por instituições financeiras pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS.