O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos – RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ironizou em suas redes sociais os recentes elogios feitos pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em publicação no Instagram, ele cobrou que o PL, partido de Bolsonaro presidido por Valdemar, “bata” no chefe do Executivo ao invés de enaltecer.
“E o PL bater em Lula, não elogiar um merda que só faz merda”, escreveu Carlos.
A postagem tinha como objeto defender o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que será o candidato do PL a prefeito do Rio de Janeiro. Segundo nota do portal Metrópoles, o parlamentar estaria desagradando integrantes do partido presidido pelo Valdemar por não estar direcionando suas críticas ao atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, e sim ao presidente Lula. Carlos, então, aproveitou para, sem citá-lo nominalmente, mandar uma indireta para Valdemar.
Na segunda-feira, o presidente do PL se desculpou com Jair Bolsonaro por ter elogiado a popularidade de Lula (PT) durante uma entrevista. Em entrevista ao jornal “O Diário”, Valdemar disse que Lula era uma figura “extremamente popular” e o comparou o seu perfil com o de Bolsonaro:
— O Lula é um camarada do povo, é completamente diferente do Bolsonaro. E é um fenômeno ele chegar onde chegou. O José Alencar era vice-presidente, nós fizemos parte do governo… E Lula foi bem no governo também, elegeu a Dilma depois. Não tem comparação com Bolsonaro. Primeiro que o Lula tem muito prestígio, ele não tem o carisma que Bolsonaro tem, mas tem popularidade, é conhecido por todos os brasileiros. O Bolsonaro não, tem um mandato só.
Em resposta, Bolsonaro teria pedido para que tanto Valdemar quanto os demais integrantes da cúpula do PL tomassem “cuidado” com declarações deste tipo de agora em diante. De acordo com interlocutores dos dois, o assunto foi superado. Deputados ouvidos pela reportagem afirmam ter recebido, inclusive, uma recomendação para que não repercutam o assunto nas suas redes sociais. Ainda no telefonema, Bolsonaro teria dito a Valdemar que o PL é “o melhor partido da direita para estar no momento”.