A Caravana da Justiça Social, ação do Governo do Estado, desenvolvida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), fez a segunda parada dessa edição no município de Sobradinho, no norte da Bahia. Neste quinta-feira (30), a iniciativa levou diversos serviços de cidadania gratuitamente para a população.
“Nos alegra poder percorrer a Bahia oferecendo serviços que são direitos de todo cidadão, aproximando políticas públicas socioassistenciais da população baiana, promovendo a presença do Estado na vida das comunidades e ,acima de tudo, garantindo direitos”, comentou o superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Jones Carvalho.
O Colégio Estadual Vila de São Joaquim foi palco de um grande mutirão, formado por mais de 60 profissionais que, além da emissão de documentos, deram orientações e resolveram demandas sobre benefícios voltados para a garantia de direitos, a exemplo do Passe Livre, política pública que assegura às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, a gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal do Estado da Bahia.
Dentre os beneficiados, Antônio José do Nascimento buscou o Passe Livre para o filho, Clécio Santana Nascimento, que tem deficiência física. “Quando a informação chegou para mim, logo vim saber do que se tratava. Eu e a mãe do meu filho estamos sem trabalhar e temos nos dedicado exclusivamente aos cuidados com ele. Ter acesso a esse benefício vai nos ajudar demais”, destacou.
Durante a Caravana, também foram realizadas oficinas de capacitação com profissionais que atuam na rede de Assistência Social do município. Na oportunidade, foram tratados temas como a Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS); Elaboração do Plano de Assistência Social dos municípios; Serviço de Fortalecimento de Vínculos; Vigilância Socioassistencial no apoio à Gestão do Cras e Creas, no sentido a identificar situações de vulnerabilidade e risco social nas famílias; PAIF, Proteção Social Básica, entre outros. Participaram gestores da rede, trabalhadores da assistência social e conselheiros tutelares.
A Caravana também teve um espaço dedicado ao atendimento da pessoa idosa, com abordagem de temáticas importantes como o Estatuto do Idoso e orientações sobre as formas de identificar e denunciar violências e agressões ao idoso.
Diálogo com a Juventude
Em paralelo, ocorreu o Diálogo com a Juventude, no Colégio Estadual Jorge Khoury, reunindo alunos de seis turmas do ensino médio. No local, foi aberta a discussão sobre os ‘Novos Desafios da Juventude e Políticas Públicas’, além de ser possível fazer o cadastramento no ID Jovem.
Roda de Diálogo LGBTQI+
O Centro de Promoção de Defesa dos Direitos LGBT da SJDHDS, promoveu uma roda de diálogo voltada para discutir as várias violências que a população LGBTQI+ . “O CPDD se integra à Caravana da Justiça com o intuito de ouvir as pessoas e levantar o debate no município, para entender como a temática vem sendo tratada no local e reunir elementos que possam ajudar no melhor acolhimento das diversas identidades existentes na sociedade”, explicou o coordenador do núcleo LGBT, da SJDHDS, Gabriel Teixeira.
Desde terça-feira (28), a Caravana da Justiça Social está na região do Vale de São Francisco, já tendo passado por Juazeiro. Nesta sexta (31), será a vez do município de Casa Nova.
As Caravanas fazem parte de uma articulação política das superintendências de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), Assistência Social (SAS), Pessoa com Deficiência (SUDEF) e Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), da SJDHDS. Os órgãos como Unicef, Ministério Público, Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública, secretarias estaduais como SSP, Saeb, SDR, Seplan, Setre e Sesab, entidades, conselhos e fóruns, também integram a força tarefa.