O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, participou nesta última terça-feira (2), da cerimônia em comemoração aos 40 anos de fundação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR). O evento ocorreu no auditório da UPB e reuniu diversas autoridades, entre prefeitos, secretários estaduais e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Na ocasião, foram anunciados pelo governo do estado dois projetos para a agricultura familiar, que somam um aporte de U$ 300 milhões (R$ 1,5 bi) em investimentos: Parceiros da Mata e Bahia que Produz e Alimenta.
O prefeito Quinho destacou como a CAR vem apostando nas potencialidades dos municípios da Bahia para gerar desenvolvimento.“Eu quero sugerir um grupo de trabalho da UPB ligado diretamente a CAR e vamos propor que que a Secretaria de Educação crie cursos técnicos voltados para a agropecuária, viabilizando o maior conhecimento dos nossos jovens”, disse o presidente da UPB ao reforçar a importância de disseminar experiências de sucesso. “Precisamos fazer com que as ações dos municípios que melhoraram a vida do povo cheguem aos quatro cantos da Bahia”.
“O governador nos colocou um desafio enorme que é acabar com a fome na Bahia, esse mal que retornou ao nosso país. Temos um horizonte de políticas públicas para enfrentar esse desafio gigante e reunimos aqui todos aqueles que fazem a CAR funcionar. Se tem um segmento da sociedade que pode ofertar alimento saudável e com qualidade para acabar com a fome na Bahia e no Brasil é a agricultura familiar, o povo da reforma agrária e os povos originários. Essas pessoas podem, sim, efetivamente produzir alimento para quem está em uma situação de insegurança alimentar grave”, afirmou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, CAR, Jeandro Ribeiro.
O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela Companhia ao longo dessas quatro décadas, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar e do setor sócio-produtivo. “Essas ações são fundamentais para o desenvolvimento rural no estado. É necessário regionalizar as atividades por cada um dos territórios e cada um dos eixos da atividade agrícola, para contribuir com o desenvolvimento da economia e melhorar as vidas dessas pessoas”, afirmou Geraldo Júnior.
Também participaram do evento o coordenador geral do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, a coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Célia Firmo, Wilson Dias, consultor da Banco Mundial, o vice-presidente institucional da UPB, prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, além de prefeito, prefeitas, deputados e autoridades.