A cápsula espacial Orion, da Nasa, pousou em segurança no oceano Pacífico neste último domingo (11), concluindo a missão Artemis 1, uma viagem de mais de 25 dias ao redor da Lua, com o objetivo de levar os humanos de volta ao satélite natural da Terra em alguns anos.
O pouso no mar ocorreu em frente à ilha de Guadalupe, no México, às 09h40 locais (14h40 de Brasília).
“Este dia marca um grande feito para a Nasa, os Estados Unidos, nossos parceiros internacionais e toda a humanidade”, disse o diretor da agência espacial americana, Bill Nelson, em nota à imprensa.
Nelson reconheceu o trabalho de “milhares de pessoas”, que “durante anos mergulharam nesta missão, que inspira o mundo a trabalhar junto para alcançar os confins inexplorados do cosmos”.
“Não penso que nenhum de nós teria imaginado que a missão fosse tão exitosa”, disse em coletiva de imprensa Mike Sarafin, gerente da missão Artemis.
“Agora temos um sistema fundacional de transporte para o espaço profundo”, acrescentou.
A cápsula, que não levou tripulantes a bordo neste voo de testes, reentrou na atmosfera terrestre a 40.000 km/h e precisou suportar um calor de 2.800 graus centígrados, metade da temperatura do superfície do Sol.