Entre os primeiros registros de candidaturas que começam a aparecer no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alguns chamam a atenção pelas escolhas pouco comuns dos nomes que serão levados às urnas. As alcunhas de super-heróis são conforme Henrique Barbi, do O Globo, as mais cotadas, mas a persona de guerreiro japonês ou de outros famosos, como “Pateta” e “Tiririca”, também figuram em meio às excentricidades encontradas até aqui.
Samurai
Trajes típicos, cabelo preso e com o nome de “Samurai”: foi assim que o fisioterapeuta Alisson Djean, do PRD, escolheu aparecer para os seus eleitores na corrida por uma vaga na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte (MG). Em conversa com O GLOBO, ele lembrou como surgiu o apelido e revelou que, se eleito, planeja se inspirar nos valores do personagem.
— Ano passado tive minha casa invadida por três ladrões, e botei eles para correr com a minha katana (tradicional espada japonesa). Isso tomou uma proporção muito grande, e passaram a me chamar de Samurai. Então decidi embarcar nesse espírito. A designação de samurai vem atrelada a alguns princípios, como a honra, a verdade e o serviço — diz Alisson, que é praticante de artes marciais desde os 13 anos.
Dos gibis para as urnas
São Paulo (SP), por sua vez, é terra fértil no universo dos “heróis” eleitorais. O sargento da Polícia Militar Luiz Carlos de Paula, filiado ao Podemos, por exemplo, está em sua terceira disputa para o cargo de vereador com o nome “Capitão América de Paula”. A inspiração vem da atividade que ele exerce no dia a dia, em que se veste com os trajes de seu homônimo dos quadrinhos para visitar crianças com câncer.
Outro personagem que parece ter saído dos quadrinhos para as atas já divulgadas da capital paulista pela Corte eleitoral é o “Demolidor”, escolha de Paulo Rogério Coutinho (PRD) para o pleito deste ano.
Ainda em São Paulo, os embates eleitorais colocam “de frente” os estúdios Marvel e DC. Pelo segundo, concorre a candidata “Leiliane Mulher Maravilha” (Solidariedade), que também veste a roupa da personagem. Em seu perfil nas redes sociais, ela atribui o nome ao fato de ter salvo a vida do caminhoneiro envolvido no acidente que levou à morte o jornalista Ricardo Boechat, vítima de uma queda de helicóptero.
A inspiração em super-heróis cruza a Dutra e também chega à Região Serrana do Rio, em Petrópolis, onde o candidato a vereador Martinho de Oliveira (PRTB) levará para as urnas o nome de “Batman”.
Pateta, Macarrão e Tiririca do Maranhão
De volta a São Paulo, é possível esbarrar com outros nomes estranhos, como Pateta, escolhido por Raimundo Nonato Filho (PRD), e Macarrão, que será usado nas urnas Emerson Santana (PT). No Solidariedade, além da Mulher Maravilha, Francisco Miranda apostou em “Cem Mizéria” — com “z” mesmo — para ser chamado pelos seus eleitores.
Já em São Luís (MA), Vandeilson Sousa (PL) ganha as urnas como “Tiririca do Maranhão”, em um resgate a um nome muito comum em outros pleitos.
A relação de candidaturas e as informações dos candidatos estão disponíveis na plataforma DivulgaCand, do TSE, e seguem sendo atualizadas conforme as convenções de cada partido. A data limite para a oficialização de nomes é 5 de agosto.