segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Bruno Concha/PMS
Home / CURSO / TREINAMENTO / Capacitação de voluntários: Defesa Civil de Salvador inscreve para nova turma
segunda-feira 30 de outubro de 2023 às 16:44h

Capacitação de voluntários: Defesa Civil de Salvador inscreve para nova turma

CURSO / TREINAMENTO, NOTÍCIAS


A Defesa Civil de Salvador (Codesal) está com inscrições abertas para mais uma turma de Capacitação de Voluntários em Ações de Prevenção e Defesa Civil. O treinamento ocorrerá no dia 10 de novembro, das 8h às 13h, no auditório da Codesal, na Avenida Bonocô. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, disponível no site www.defesacivil.salvador.ba.gov.br. Após o cadastro, é necessário aguardar um e-mail de confirmação.

A capacitação tem o importante papel de compartilhar conhecimentos sobre a prevenção e sobre a atuação da Defesa Civil na capital baiana, formando multiplicadores de ações e de informações e pessoas mais preparadas para agir em situações de desastre. A Codesal conta, atualmente, com quase dois mil voluntários cadastrados pelo programa Mobiliza Defesa Civil, incluindo tanto cidadãos comuns que participam das formações como profissionais de secretarias e instituições parceiras.

“É um serviço de extrema importância, pois é fundamental que o cidadão se interesse em conhecer a realidade da sua cidade. Muitas pessoas não conhecem, de fato, o motivo pelo qual Salvador tem tanta área de risco geológico, não conhecem o número de pessoas que vivem nessa situação e o que tem sido feito para melhorar essa condição”, conta a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana.

Ela acrescenta que, durante as capacitações, os instrutores sempre reforçam as mudanças climáticas, que hoje já são tratadas como crise climática. “Temos visto em várias cidades do interior da Bahia, em outros estados e outros países situações de calamidade, a exemplo de furacão, inundações, enchentes. Graças a Deus, desde 2015, Salvador não teve uma situação tão complicada, mas é importantíssimo que cada vez mais pessoas saibam que a gente precisa dar atenção a essa pauta, porque não estamos imunes a ter eventos como esses na cidade. Então, se Salvador passar por uma situação dessa, teremos um quantitativo muito maior de pessoas preparadas e cientes de seu papel nesse processo”, complementa.

Conteúdo

A capacitação abordará os temas Defesa Civil Institucional, com informações sobre o funcionamento e importância da Defesa Civil para as comunidades; Primeiros Socorros, com uma apresentação sobre atendimento pré-hospitalar para que as pessoas saibam como agir em uma situação de desastre; Mudanças Climáticas, em que a subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec) falará sobre o momento atual de urgência climática; e Percepção de Risco, com informações sobre pontos de risco dentro da comunidade e quando acionar a Codesal. Quem participa da capacitação realiza, ainda, uma visita ao Cemadec para conhecer a estrutura do serviço.

Os participantes recebem um certificado e a carga horária pode ser utilizada como atividade complementar exigida em cursos de graduação. Além de atuarem como multiplicadores, os voluntários ajudam em algumas atividades da Codesal, a exemplo da colaboração nos simulados de evacuação para organização das rotas de fuga.

Além disso, os voluntários têm contato direto com um setor específico da Codesal e participam de uma lista de transmissão do WhatsApp. Através da ferramenta, recebem convites, informações sobre campanhas e atividades e informam quando há demanda ativa, para que seja feito o devido encaminhamento ou deslocamento de equipes do órgão para a solução do problema.

Atuação

A Codesal tem a importante missão de promover a segurança da população por meio da redução de desastres em Salvador. Para isso, o órgão atua em regime de plantão por 24 horas, monitora encostas e áreas alagáveis da cidade, mantém o Cemadec e também um Sistema de Alerta e Alarme em áreas de risco e desenvolve ações nas comunidades, visando informar, conscientizar e mobilizar a população da cidade em geral, mas especialmente aquela residente nas áreas de risco. A sede do órgão está situada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), 80, no Engenho Velho da Federação, em frente à Estação do Metrô de Brotas.

Veja também

Cultura da memória na Alemanha, 80 anos depois de Auschwitz

País cuida para que capítulo mais sombrio da sua história não caia no esquecimento. Mas, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!