domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Kiko Silva
Home / NOTÍCIAS / Canteiro de apoio à sondagem da Ponte Salvador-Itaparica entra em funcionamento
quarta-feira 18 de setembro de 2024 às 07:01h

Canteiro de apoio à sondagem da Ponte Salvador-Itaparica entra em funcionamento

NOTÍCIAS


O serviço de sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica segue avançando e já está em funcionamento, na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, na região da Calçada, em Salvador, o canteiro de apoio à sondagem. A instalação, à beira-mar, conta com mais de 20 módulos que abrigam laboratórios de análise dos materiais coletados no mar, armazenamento de equipamentos técnicos, refeitório e escritórios administrativos onde trabalham 50 pessoas.

A etapa de sondagem envolve a obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica. Em seguida, o material coletado passa pela análise nos laboratórios instalados no canteiro instalado na região da Calçada. Essa fase é essencial para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura da ponte.

Foto: Kiko Silva

Os laboratórios especializados em ensaios de amostras de solo e rocha são dotados de equipamentos de alta tecnologia que vieram da China exclusivamente para essa atividade. No caso do solo coletado no fundo da Baía de Todos-os-Santos, são feitas análises de granulometria, umidade, limite de liquidez, limite de plasticidade e compressão. Já nas amostras de rocha, são analisados aspectos como carga pontual, umidade, peso volumétrico, compressão e tração, por exemplo.

Foto: Kiko Silva

A sondagem foi iniciada com as operações terrestres em janeiro deste ano, em Vera Cruz. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.

Veja também

O ministério de Lula que atrai a atenção de Arthur Lira

Interlocutores de Arthur Lira (PP-AL) dizem de acordo com Lauro Jardim, do O Globo, que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!