O deputado André do Prado (PL) foi eleito nesta quarta-feira (15) o novo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), durante sessão que deu posse aos 94 deputados da 20ª Legislatura. O parlamentar foi o candidato apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Prado conquistou o apoio do PT e de outros partidos da oposição quando se comprometeu a seguir a proporcionalidade. Pela regra, cargos da mesa diretora são distribuídos em função do tamanho das bancadas de cada legenda. Com o segundo maior número de deputados (18), o partido do presidente Lula se beneficia do princípio.
Após quase 30 anos, o grupo político do PSDB, que já perdeu vagas na Casa, deixa a presidência e a influência direta sobre os temas que viram lei no Estado, de assuntos fiscais a pautas de costumes.
A composição da mesa que dirigiu os trabalhos da eleição para presidência da Alesp gerou divergência. Havia somente homens e a deputada Analice Fernandes (PSDB) protestou e pediu que sempre houvesse uma mulher como convidada para acompanhar as atividades da mesa. Antes que pudesse terminar de falar, o presidente da sessão, Carlão Pignatari (PSDB), interrompeu a colega e ordenou mudanças.
A atitude gerou ainda mais polêmica. As deputadas protestaram que não é correto interromper uma mulher falando. A declaração foi seguida de aplausos de alguns parlamentares.
Perfil de André do Prado
O novo presidente da Alesp é visto como um deputado republicano e moderado, adepto do diálogo e que se relaciona bem com os colegas.
Nas redes sociais, já publicou fotos com políticos de diferentes tendências —como o ministro das relações institucionais Alexandre Padilha (PT) e Felício Ramuth (PSD), vice de Tarcísio.
Os deputados eleitos terão um mandato mais curto, com as próximas posse previstas para acontecer no dia 1º de fevereiro a partir de 2027. A mudança, aprovada pela Alesp em 2019, é uma forma de pôr fim ao atraso na eleição da Casa em relação às assembleias dos outros estados.
Diálogo
Após a posse dos 94 deputados estaduais, Tarcísio de Freitas falou em diálogo entre o governo e a Alesp.
Esperem do governo do estado de São Paulo uma postura de diálogo. O governo vai estar sempre preocupado em promover o desenvolvimento, em promover a dignidade das pessoas e sempre pautado pelo diálogo. Entendemos que o governo do estado e a Alesp caminharão juntos, governarão juntos”, disse Tarcísio de Freitas.