No último fim de semana, no sábado (16) e no domingo (17), representantes da capoeira baiana participaram do Campeonato Brasileiro de Capoeira 2024 realizado pela Confederação de Capoeira Desporto do Brasil (CCDB), na cidade de São Bernardo dos Campos – SP.
Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a equipe da Federação de Capoeira do Estado da Bahia – FCBa retorna à capital baiana com o título de vice-campeã do quadro geral do torneio. Ao todo, sete estados participaram da competição.
Considerada a Meca da Capoeira, o estado da Bahia ainda é pioneira em representatividade: pela primeira vez na história das competições nacionais de capoeira, uma mulher foi chefe de delegação. Mestra Sapeca, é árbitra de capoeira, em nível estadual e nacional, desde 2012. Membro do Grupo de Capoeira Guerreiros, Mestra Sapeca também foi Campeã Brasileira de Capoeira em 2012.
Dos 28 atletas que comporam a delegação, 24 foram medalhistas, sendo 9 medalhas de ouro, 8 medalhas de prata e 7 medalhas de bronze.
Agora, os atletas serão ranqueados para formar a delegação brasileira de capoeira para competir no I Campeonato Sul-americano de Capoeira, a ocorrer no Peru em 2025.
Fundada em 1984, a FCBa é a entidade oficial de representação da capoeira desportiva no estado da Bahia, devidamente vinculada aos órgãos competentes, municipais, estaduais, nacionais, com o reconhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro – COB, e internacionais. A FCBa tem como meta, estimular a capoeira como esporte de participação, educação, transformação social entre outras.