quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Lucas Lins
Home / NOTÍCIAS / Caminhada em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ movimenta praia de Vilas do Atlântico
domingo 17 de setembro de 2023 às 15:18h

Caminhada em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ movimenta praia de Vilas do Atlântico

NOTÍCIAS, RMS


O sol e o mar da Praia de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, municipio da região metropolitana de Salvador, se integraram em um cenário perfeito neste último sábado (16), para a realização da Caminhada em alusão ao Setembro Amarelo. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA), em parceria com as Clínicas Fênix e Vale Viver, chamou atenção de quem passou pelo local, quanto a prevenção ao suicídio e o fortalecimento dos cuidados com a saúde mental.

O secretário da SESA, Augusto César Pereira, explica que a iniciativa contou com a participação dos assistidos dos Centros de Atenção Psicossocial de Lauro de Freitas (CAPS) e do Complexo Municipal de Saúde. “Em nossa rede municipal dispomos destes equipamentos, além das Unidades de Saúde da Família que fomentam práticas integrativas e terapêuticas. Hoje, Lauro de Freitas possui três CAPS e com o aumento populacional estamos caminhando para implantar a quarta unidade”, frisou.

Durante toda a manhã, os assistidos participaram de atividades lúdicas de movimento ou com música. Acompanhada da irmã, a assistida do CAPS Eduardo Alves de Araújo, Isabel Souza, conta que o equipamento salvou a sua vida. “Entrei no CAPS há sete anos, quando cheguei na unidade eu não andava, não me alimentava e já tinha tentado tirar minha vida três vezes. As oficinas e a análise deram um novo sentido à minha vida. Hoje eu sou independente e posso dizer que aprendi a lidar com o meu sofrimento mental”, contou.

Entre as atividades, um aulão de dança deu movimento a iniciativa, a programação ainda contou com atividade de percussão corporal (Qi Gong), caminhada pelo calçadão e roda de conversa sobre saúde mental. “Para mim esse é um momento em que ressignificamos a nossa existência. É a hora que vamos às ruas e dizemos que nós conseguimos e alertamos outras pessoas que possam estar passando por algum tipo de situação que ela também pode vencer”, relatou o assistido do CAPS, Raimundo Nonato.

Veja também

Veja 25 profissões que estão em alta em 2025; cargos mais procurados

O mercado de trabalho para 2025 apresenta novas tendências, com uma alta quantidade de profissões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!