âmara Municipal de Salvador preparou uma programação especial para celebrar os 474 anos da cidade, nesta quarta-feira (29). Ao longo do dia, o Legislativo lançará uma série de atividades artísticas e históricas, com o objetivo de auxiliar na revitalização do turismo do Centro Histórico da capital baiana.
As homenagens à cidade, organizadas pela Câmara, incluem rapel no Elevador Lacerda, reabertura do Memorial da Casa, exposição de carros antigos na Praça Thomé de Souza, lançamento do projeto Câmara Mirim, apresentação teatral e do coral, além do lançamento da exposição “da imagem e som”, também no Memorial localizado no Paço Municipal.
“Temos muito a comemorar neste aniversário. Temos trabalhado para que a primeira capital do país siga crescendo e se desenvolvendo, garantido qualidade de vida, emprego e saúde para os soteropolitanos”, pontuou o presidente Carlos Muniz (PTB).
Ele reforçou ainda o protagonismo da Câmara mais antiga entre as capitais do país, na revitalização do Centro Histórico de Salvador. “Lançamos neste dia 29 uma série de iniciativas para fortalecer os atrativos do Centro, destacando a riqueza e importância do Paço Municipal para a história da capital”, afirmou Muniz.
Programação
A extensa programação da Câmara no dia 29 terá início às 8h como rapel no Elevador Lacerda. Às 9h, acontece a abertura da Exposição da Imagem e Som, no Centro de Cultura da Casa. Às 9h30, em frente ao Paço, na praça Thomé de Souza, serão expostos carros antigos. A reabertura do Memorial acontece às 14h30. A partir deste dia, integrantes da guarda usarão uniformes históricos, reforçando o atrativo turístico do local.
Às 15h, o presidente Carlos Muniz dirige uma sessão especial em comemoração ao aniversário da cidade. Já às 16h30, o Coral da Casa fará uma apresentação nas escadas do Paço Municipal. Neste dia, a Câmara de Salvador também apresentará o novo conceito de utilização do Centro Cultural. As instalações do local foram adaptadas para receber peças e espetáculos, onde já funciona o auditório. Às 18h30, o5 espetáculo “A Vingança do Padre”, será o primeiro a ocupar o espaço teatral da capital.
O vereador e coordenador da Câmara para a Revitalização do Centro Histórico de Salvador, Maurício Trindade (PP), que está à frente da programação do Legislativo, destacou que as iniciativas que serão lançadas no dia 29 têm o objetivo de movimentar e ocupar o Centro da cidade, revitalizando a área e fortalecendo o turismo na região.
“Teremos música na Praça Municipal diariamente, das 17h às 18h30, teremos apresentações de teatro também a noite, além de voltar a colocar à disposição do turista e cidadão o Memorial e todos os prédios históricos para visitação”, destacou Trindade.