A Câmara Municipal de Salvador realizará, na segunda-feira (18), a partir das 9 horas, uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A data, celebrada em 21 de março, faz referência aos três cromossomos presentes no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.
O evento, uma proposta do vereador e ouvidor-geral da Casa, Augusto Vasconcelos (PCdoB), tem como objetivo conscientizar a população sobre as lições de inclusão deixadas por pessoas com Síndrome de Down. Dessa forma, procura-se enfrentar o preconceito, e ampliar o diálogo sobre políticas públicas e direitos para pessoas com esta e outras síndromes no município de Salvador.
“A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional não apenas aumenta suas oportunidades de desenvolvimento, mas também reforça para a sociedade a necessidade de respeito às diferenças, independentemente de quais sejam”, afirma o vereador.
A Síndrome de Down é uma falha genética que ocorre na divisão celular do óvulo, resultando em um cromossomo extra no par 21, chamado de trissomia. As pessoas com essa síndrome têm seus direitos assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada pelo Brasil com força constitucional, bem como pela Lei Brasileira de Inclusão. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil.
Augusto, pai de Pedro, uma criança com Síndrome de Down, defende a necessidade da atuação do poder público em defesa da luta anticapacitista em todas as esferas da sociedade. Recentemente, o vereador apresentou um projeto de lei na Câmara com o intuito de garantir a participação de pessoas com deficiência nas peças publicitárias do Poder Público Municipal.
“Essa pauta da inclusão e da acessibilidade tem sido uma das nossas tônicas. Vai muito além de ser um compromisso político, é um dever social que deveria ser comum a todas as pessoas”, reforça Augusto.
O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado pelos 193 países-membros da ONU, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta por igualdade.