O PT indicou Pedro Uczai (SC) para presidir a Comissão de Legislação Participativa. O deputado foi eleito com 10 votos dos 18 titulares do colegiado. O também petista João Daniel (SE) foi o escolhido para Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia.
Já o PP ficou com duas comissões. A de Seguridade Social e Família será liderada por Pinheirinho (MG), e a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável será presidida por Covatti Filho (RS). O PSD terá como líderes de duas comissões Marco Bertaioli (SP), para Finanças e Tributação, e Sidney Leite (AM) em Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.
O PSB elegeu Milton Coelho (PE) para Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, e Denis Bezerra (CE) para Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. E o PL emplacou os deputados Giacobo (PR) para Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Rural, e a Policial Katia Sastre (SP) na Defesa dos Direitos da Mulher.
Os demais partidos ficaram com uma comissão cada. O Republicanos indicou Silvio Costa Filho (PE) para Defesa do Consumidor. O PSDB ficou com a presidência de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com Pedro Vilela (AL). Já o PDT emplacou Leônidas Cristino (CE) para Trabalho, Administração e Serviço Público. Os outros escolhidos foram: Paulinho da Força (Solidariedade–SP) para Fiscalização Financeira e Controle, Aluisio Mendes (PSC-MA) para Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e Orlando Silva (PCdoB-SP) para Direitos Humanos e Minorias.
Com indicação de Rodrigo Coelho (SC) pelo Podemos, a votação da Comissão de Turismo ficou para o dia 4 de maio, às 14 horas. Já as comissões de Desenvolvimento Urbano e Viação e Transportes tiveram suas eleições adiadas, sem data prevista. Os nomes para as presidências ainda não foram indicados pelo MDB.
Outros colegiados já tiveram as indicações, mas não elegeram os presidentes. São eles:
– Cultura: Professora Rosa Neide (PT-MT)
– Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Professor Joziel (Patriota-RJ)