Depois de meses de impasse e de apelos calorosos de Kiev, pacote foi aprovado em acordo entre democratas e republicanos. Após meses de bloqueio dos republicanos e de intensos apelos de Kiev, a Câmara dos Representantes dos Estado Unidos aprovou neste sábado (20) um pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 61 bilhões de dólares para sua defesa dos invasores russos.
O projeto aprovado com o respaldo de republicanos e democratas é resultado de meses de negociações e pressões de aliados dos EUA. O pacote segue agora para aprovação no Senado, o que deve ocorrer na terça-feira e é dado como certo, já que os democratas detém a maioria na casa. O presidente Joe Biden já afirmou que assinará o projeto assim que ele for aprovado pelo Senado.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, comemorou a notícias e disse que a ajuda “salvará milhares e milhares de vidas”.
“Esperamos que (os) projetos de lei sejam apoiados no Senado e enviados à mesa do presidente [Joe] Biden. Obrigado, América!”, disse.
O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, também saudou a notícia.
“A Ucrânia está utilizando as armas fornecidas pelos Aliados da Otan para destruir as capacidades de combate russas. Isto torna todos nós mais seguros, na Europa e na América do Norte”, escreveu Stoltenberg na rede social X.
Também na sessão deste sábado, a Câmara dos Representantes aprovou um pacote de 26 bilhões de dólares para Israel, incluindo 9,1 bilhões em ajuda humanitária, e 8,12 bilhões de dólares para a defesa do Indo-Pacífico, em especial de Taiwan.