segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / Câmara dos deputados homenageia Batalhão de engenharia e construção do Exército
terça-feira 28 de maio de 2019 às 08:52h

Câmara dos deputados homenageia Batalhão de engenharia e construção do Exército

POLÍTICA


A Câmara dos Deputados realizou nesta última segunda-feira (27) uma sessão solene em homenagem aos trabalhos realizados pelo 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4º BEC) do Exército brasileiro. Segundo o deputado Carlos Tito (Avante-BA), autor do requerimento da solenidade, a sessão teve o objetivo de reconhecer o trabalho feito pelos militares desde a década de 1955.

Resultado de imagem para Batalhão de engenharia e construção do Exército

Em discurso lido em Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a atuação dos oficiais da tropa de engenharia do Exército a favor do Brasil por meio de inúmeras obras. “Entre as muitas realizações do Batalhão General Argolo, podemos citar a construção de ferrovias, de açudes, de barragens, de sistemas urbanos de abastecimento de água, a implantação de rodovias e a pavimentação de estradas”, citou.

O deputado Carlos Tito ressaltou que, atualmente, os militares do 4º BEC realizam serviços de adequação e restauração do trecho sergipano da BR-101. “A solenidade é extremamente justa e necessária para que o Brasil conheça tudo o que os nossos bravos militares fizeram e fazem em nosso país”, afirmou.

O comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, tenente-coronel Eduardo Henrique Bastos, afirmou que o grupo participa ativamente no desenvolvimento do país em várias obras, “como na revitalização das margens do rio São Francisco em Barra (BA), por exemplo; também participa da perfuração de postos e fiscalização da distribuição de águas aos flagelados da seca em oito municípios”, ressaltou.

História

O 4° BEC foi criado em 1955, por meio de decreto presidencial, e se instalou em Crateús, promovendo as ligações por via ferroviária entre essa cidade e Solonópolis, ambas no Ceará, e entre Oiticica e Picos, no Piauí.

Em 1972, o batalhão foi transferido para Barreiras, na Bahia, onde ganhou o nome do General Argolo, responsável por algumas das mais importantes obras realizadas pela engenharia militar.

Veja também

Três deputados do PT votaram contra PEC do corte de gastos

Três deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) votaram contra a PEC do corte de gastos, nesta quinta-feira (19). …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!