sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/BBC News
Home / NOTÍCIAS / Câmara derruba veto à desoneração da folha das empresas; votação segue no Senado
quarta-feira 4 de novembro de 2020 às 13:58h

Câmara derruba veto à desoneração da folha das empresas; votação segue no Senado

NOTÍCIAS


A Câmara dos Deputados derrubou, em sessão nesta quarta-feira (4), o veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Segundo o jornal O Globo, foram 430 votos para derrubar o veto contra 33 para mantê-lo, além de uma abstenção.

Para o veto ser derrubado em definitivo, ainda é necessária a análise do Senado, em sessão que deve ocorrer também nesta quarta-feira.

Bolsonaro vetou em julho o dispositivo que prorroga a desoneração da folha das empresas desses setores, que empregam mais de seis milhões de pessoas, por recomendação do Ministério da Economia e da Advocacia-Geral da União. O Congresso, no entanto, pode reverter a decisão.

As sessões do Congresso são conjuntas, com deputados e senadores. Porém, por conta da pandemia de Covid-19 e das reuniões semipresenciais nas duas Casas, Câmara e Senado estão votando separadamente. No veto da desoneração, primeiro votaram os deputados e, depois, votarão os senadores.

A prorrogação até 2021 foi incluída pelo Congresso na medida provisória que permitiu a redução da jornada de trabalho e do salário em razão da pandemia do novo coronavírus. Se o veto for mantido, a desoneração acabará no fim deste ano.

Atualmente, a desoneração contempla setores como os de call center, tecnologia da informação, transporte, construção civil, têxtil, entre outros.

A lei atual prevê que o benefício da prorrogação será concedido até o fim de 2020, mas a derrubada do veto estenderia esse prazo em um ano.

A mudança tributária permite que os setores intensivos em mão de obra troquem a contribuição de 20% sobre salários por uma alíquota fixa de 1,5% a 4,5% que incide sobre o faturamento.

O veto foi votado depois de uma série de adiamentos por pressão do governo, nas últimas semanas. Nesta quarta-feira, ficou acordado na reunião de líderes que antecedeu a sessão que será adiada a apreciação de outros vetos, como os relacionados ao Pacote Anticrime e à Lei do Saneamento.

Estes serão analisados em 18 de novembro, segundo o senador Major Olímpio (PSL-SP), para quem a desoneração é uma necessidade .

— A desoneração da folha é mais que uma necessidade. Vai se manter a dignidade, o emprego para 6,5 milhões de trabalhadores nas áreas que mais empregam no nosso país. A desoneração não é um problema, é uma solução, e uma solução que foi tratada e votada aqui na Câmara e que o Senado só confirmou — afirmou o parlamentar, antes da votação.

A proposta de adiar a apreciação dos vetos partiu do líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Na terça-feira, com aval do governo, líderes da Câmara e do Senado fecharam acordo para derrubar o veto presidencial à prorrogação da desoneração da folha. Além deste veto, devem ser votados projetos que abrem recursos para os ministérios, além de verba para os parlamentares.

Veja também

Câmara de Salvador recebe alunos do Clube de Relações Internacionais do Sesi

O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador foi cenário, na manhã desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!