segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Foto: Hendrik Aquino
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas aprova PL dos ciclistas
domingo 1 de novembro de 2020 às 07:30h

Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas aprova PL dos ciclistas

NOTÍCIAS, RMS


Projeto destina 5% de multas de trânsito para sinalização voltada aos ciclistas

De autoria do vereador Antônio Rosalvo (PP) segue para sanção ou veto da prefeita Moema Gramacho (PT) o PL nº50/2020, aprovado na quarta-feira (28) pela Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas. O projeto atende ao pedido de defensores do uso da bicicleta e que, no município de Lauro de Freitas, identificaram a ausência de políticas públicas voltadas aos ciclistas.

Para Hendrik Aquino, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades, a medida é um ótimo começo. “É o básico porém um ótimo começo diante da ausência de prioridades para os ciclistas que transitam espremidos por veículos, muitos deles de médio e grande porte.”, relata.

“A utilização de bicicletas como forma de deslocamento tem aumentado bastante. Além do uso para o esporte e para o lazer, uma grande quantidade de trabalhadores pedala diariamente por toda a nossa cidade e também precisa da nossa atenção. Ouvir a sociedade e acolher os seus anseios é a nossa obrigação. O nosso mandato está aberto também para este segmento e avançaremos com outras medidas em defesa dos ciclistas.”, afirmou o vereador Rosalvo.

Rosalvo também é autor de outro projeto e que resultou na Lei 1.886/2020, instituindo a “Semana Municipal do Ciclista”, na terceira semana de agosto, reforçando o dia 19, quando é comemorado o Dia Nacional do Ciclista.

Embora tenha completado 23 anos de aprovada, a Lei Federal nº9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB), ainda é bastante desrespeitada enquanto instrumento que define normas básicas de circulação e cuidados com a segurança pessoal e veicular.

Além da sinalização vertical e horizontal, a implantação de ciclovias e ciclofaixas contribuiriam com a redução dos riscos de acidentes e de prejuízos, tanto para os ciclistas como também para motoristas e pedestres, deixando mais evidente que todos possuem direitos e deveres no uso dos espaços públicos.

Veja também

Por que modelo de negócios alemão está em crise

Novo governo vai assumir Alemanha em risco de recessão. Concorrência chinesa, custos de energia e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!