Conforme o A Tarde, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada em Jequié para apurar suposta formação de cartel visando a uniformização de preços de combustíveis no município, a voltou a se reunir para deliberações consideradas importantes na garantia do avanço das apurações neste mês de julho, quando o processo entra em uma nova fase.
O presidente da CPI, vereador Walmiral Marinho, afirma que a agenda da nova fase consta o envio de ofícios endereçados às distribuidoras de combustíveis, solicitando informações para embasamentos das investigações. Também inclui a solicitação da Polícia Civil a cópia do Inquérito Policial (objeto das apurações por parte da Delegacia Territorial) relativo às denúncias de possíveis irregularidades supostamente praticadas por empresários do ramo de gasolina. “Esses documentos são de suma importância para a fase seguinte da Comissão, que é o início das oitivas”.
O período de recesso parlamentar, conforme o parlamentar, “não interfere na agenda de trabalhos, pois seus membros e os demais vereadores estão atentos em relação à responsabilidade de levar adiante o compromisso assumido de investigar as denúncias quanto a existência de uma possível combinação dos postos de gasolina para a unificação de preços dos combustíveis na cidade”.
Integram a CPI, além de Walmiral Marinho (presidente), Sidney Magal (relator), Professora Cida (membro), que substitui Bui Bulhões; e Ziel Cavalcante e Moana Meira (suplentes). A comissão tem 90 dias, a partir do início de suas atividades, para concluir o processo, podendo ser prorrogado o prazo, a depender da necessidade.