segunda-feira 10 de março de 2025
Câmara de vereadores de Feira de Santana retomou atividades — Foto: Reprodução/TV Subaé
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Vereadores de Feira de Santana retoma atividades com definição de líder do governo
quarta-feira 5 de fevereiro de 2025 às 06:25h

Câmara de Vereadores de Feira de Santana retoma atividades com definição de líder do governo

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Após um mês sem sessões presenciais, a Câmara Municipal de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, retomou os trabalhos legislativos nesta última terça-feira (3). Durante a sessão, que começou às 8h, o prefeito José Ronaldo (União Brasil) anunciou os líderes de sua gestão na Casa.

O vereador José Carneiro (União Brasil) assumiu o posto enquanto Pastor Valdemir Santos (PP) ficou com a vice-liderança.

“Agradeço a confiança e espero retribuir defendendo com coerência e responsabilidade os interesses do governo. Nosso trabalho será apresentar e defender os projetos do Executivo, sempre de forma transparente”, garantiu José Carneiro, novo líder da gestão.

Quanto à liderança da oposição, a definição será na sessão ordinária realizada na quarta (5), às 8h30. Segundo o vereador Professor Ivamberg (PT), a bancada oposicionista ainda está discutindo o nome que assumirá a função.

“Independente da escolha, nosso compromisso será fiscalizar, analisar projetos e garantir que a população não seja prejudicada”, defendeu Ivamberg.

Dos 21 vereadores que compõem a nova legislatura, 20 estiveram presentes na sessão. O único parlamentar ausente foi Silvio Dias (PT).

Promessas de governo

Ao discursar na Câmara, o prefeito José Ronaldo abordou a prestação de contas do primeiro mês de mandato e a reafirmação de promessas para os próximos anos.

“Estamos trabalhando, buscando elaborar projetos, resolver pendências para que possamos colocar em prática todos os nossos compromissos. Estamos avaliando a melhor forma de estruturar o Hospital Municipal para que ele possa atender mais casos na área de saúde, incluindo cirurgias”, afirmou o prefeito.

Durante seu discurso, José Ronaldo também afirmou que os salários de trabalhadores da educação e de parte dos profissionais da saúde já foram regularizados. O pagamento de janeiro está sob análise.

Nova composição da Câmara e das comissões

Como definido na primeira sessão do ano, a presidência da Câmara ficou com Marcos Lima (União Brasil), que conduzirá os trabalhos legislativos pela primeira vez.

“Tenho a responsabilidade de presidir esta Casa com dedicação, buscando sempre o melhor para a cidade. A Câmara será independente, mas manterá uma relação harmônica com o Executivo” , disse o presidente.

Confira a mesa-diretora da Câmara para o mandato 2024-2028:

  • Presidente: Marcos Lima (União Brasil)
  • 1º Vice-presidente: Pedro Américo (Cidadania)
  • 2º Vice-presidente: Marcos Carvalhal (PL)
  • 3º Vice-presidente: Ron do Povo (PP)
  • 1ª Secretária: Lu de Ronny (PV)
  • 2º Secretário: Ismael Bastos (PL)
  • 3º Secretário: Edvaldo Lima (União Brasil)
  • Corregedor: Galeguinho SPA (União Brasil)

Além da mesa diretora, os vereadores passaram a integrar as comissões permanentes, responsáveis por analisar e emitir pareceres sobre projetos antes das votações no plenário.

Comissão de Constituição, Justiça e Redação

  • Presidente: Marcos Carvalhal (PL)
  • Vice-presidente: Silvio Dias (PT)
  • Membro: Galeguinho SPA (União Brasil)

Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização

  • Presidente: Edvaldo Lima (União Brasil)
  • Vice-presidente: Josivaldo Santana (União Brasil)
  • Membro: Eli Ribeiro (Republicanos)

Comissão de Educação e Cultura

  • Presidente: Professor Ivamberg (PT)
  • Vice-presidente: Eremita Mota (PP)
  • Membro: Jurandy Carvalho (PSDB)

Comissão de Saúde, Assistência Social e Desporto

  • Presidente: Lulinha (União Brasil)
  • Vice-presidente: Jorge Oliveira (PRD)
  • Membros: Luiz da Feira (PP), Zé Curuca (União Brasil) e José Carneiro (União Brasil)

Comissão de Obras, Urbanismo, Infraestrutura Municipal, Agricultura e Meio Ambiente

  • Presidente: Pastor Valdemir (PP)
  • Vice-presidente: Ismael Bastos (PL)
  • Membros: Gean Caverna (Podemos), Josivaldo Santana (União Brasil) e Ron do Povo (PP)

Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher

  • Presidente: Silvio Dias (PT)
  • Vice-presidente: Galeguinho SPA (União Brasil)
  • Membros: Jurandy Carvalho (PSDB), Jorge Oliveira (PRD) e Professor Ivamberg (PT)

Veja também

Fazenda vai colaborar com relatório sobre financiamento de US$ 1,3 trilhões, diz presidente da COP30

O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), André Corrêa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!