Os vereadores aprovaram, em sessão da Câmara Municipal de Salvador na tarde desta última terça-feira (16), a concessão do título de cidadão soteropolitano ao presidente da Central Única das Favelas (CUFA) Global, Francisco José Pereira de Lima, popularmente conhecido como Preto Zezé. A proposta é do vereador Emerson Penalva (Podemos) e a data de entrega do título ainda não foi definida.
“É de suma importância reconhecer o trabalho feito por Preto Zezé à frente da CUFA, uma organização que fortalece as favelas brasileiras e a população que vive nela, de forma a fomentar o desenvolvimento dos moradores, principalmente nos âmbitos social, esportivo, cultural e político”, destaca o edil.
Preto Zezé, natural de Fortaleza, Ceará, é um empreendedor, produtor artístico e musical, escritor e ativista brasileiro. Atualmente, é o presidente global da Central Única das Favelas. Filho de um casal de retirantes, mãe doméstica e pai pintor da construção civil, foi criado na favela das Quadras, em Fortaleza. Figura de destaque no debate sobre o racismo no Brasil e a sua relação com a desigualdade social, Francisco é uma das maiores lideranças das favelas brasileiras.
O presidente da CUFA criou o Movimento Cultura de Rua, como uma rede de jovens das favelas que atuavam pelos direitos civis nas comunidades onde moravam, através de ações socioculturais.