A solidariedade e o espírito de comunidade estão em alta na Câmara Municipal de Salvador, que se uniu à Hemoba para apoiar uma campanha de doação de sangue. A ação está sendo realizada nesta segunda (11) e terça-feira (12), das 8h às 16h, em frente ao Paço Municipal, onde o Hemóvel está estacionado para receber doadores voluntários, tanto servidores quanto pessoas da comunidade
A parceria atende a uma solicitação do presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), que é doador da Hemoba, e reforça a importância de estimular a doação. Além dessa ação de dois dias, a iniciativa foi ampliada e, a partir de outubro, toda última quarta-feira do mês será disponibilizado transporte para levar e trazer servidores, terceirizados e comissionados que desejarem doar sangue, através da Hemoba.
Segundo Bruna Resch, coordenadora de enfermagem da coleta da Hemoba, “doar sangue é um processo relativamente simples e seguro. Os doadores são submetidos a uma triagem para garantir que estão em boas condições de saúde e que a doação não representará riscos para eles ou para os pacientes que receberão o sangue”, explica a enfermeira.
Ela diz ainda que o sangue é coletado em uma bolsa estéril e, em seguida, é processado para separar os diferentes componentes, como hemácias, plaquetas e plasma. “Cada um desses componentes pode ser usado para tratar diferentes condições médicas”, pontua.
Bruna Resch diz que a Hemoba precisa manter o estoque estável, sendo os fatores de RH negativo os que mais precisam ser coletados. “Os bancos de sangue dependem da generosidade dos doadores para manter adequados os níveis de sangue e seus componentes. A doação é uma das formas mais diretas de ajudar os pacientes em situações críticas”, convoca Bruna.
Solidariedade
Supervisora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Salvador, a assistente social Ingrid Almeida diz que a ação é um exemplo de como a comunidade pode se unir pela solidariedade: “Ao apoiar a Campanha de Doação de Sangue da Hemoba, os servidores e a comunidade mostram que, juntos, podem fazer a diferença e salvar vidas”.
Ingrid diz ainda que “a campanha é um lembrete de que todos nós podemos desempenhar um papel importante na melhoria do bem-estar da nossa comunidade e na promoção de uma cultura de solidariedade e cuidado com o próximo”.