Com o objetivo de reforçar a importância da data 8 de novembro, como ‘Dia Municipal em Memória dos Mártires dos Búzios’, a Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira, a partir das 15h, uma sessão especial no Plenário Cosme de Farias, onde os heróis e heroínas da revolução baiana serão homenageados.
A sessão ocorre logo após a Caminhada de Retorno dos Mártires da Revolta dos Búzios, que será feita a partir das 14h, da Praça da Piedade até à Câmara. O trajeto é o inverso daquele feito no dia da morte de Lucas Dantas, Manuel Faustino, João de Deus e Luiz Gonzaga. Os quatro foram enforcados e esquartejados na Praça da Piedade no dia 8 de novembro de 1799.
O Dia Municipal em Memória dos Mártires dos Búzios é fruto de um projeto de lei apresentado pela vereadora Marta Rodrigues (PT), solicitante da sessão especial, e aprovado no Legislativo soteropolitano no dia 2 de outubro, atendendo a demanda do Movimento Negro.
Segundo Marta, a data tem o objetivo de fortalecer a história do povo baiano, lembrando o dia em que eles foram esquartejados na Praça da Piedade por liderarem uma revolução que buscava o fim da escravidão e a justiça social.
Caminhada
A Caminhada de Retorno dos Mártires da Revolta dos Búzios é um ato organizado pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia (FENEBA), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a Câmara Municipal e a Portfolium. A caminhada sai da Praça da Piedade a partir das 14h, com destino à Câmara Municipal, onde funcionou a prisão e de onde, em 8 de novembro de 1799, os quatro líderes da Revolução dos Búzios saíram para ser mortos.