O encerramento da parte oficial da celebração ao Dois de Julho, ocorrido na tarde desta terça-feira, mais uma vez contou com a representação da Câmara Municipal de Salvador. Após marcar presença na primeira etapa do cortejo, que saiu do bairro da Lapinha até da Praça Municipal, o vereador Geraldo Júnior (SD), presidente da Casa, deu continuidade ao rito em eventos que integram o calendário da festa popular que celebra a Independência do Brasil na Bahia.
O primeiro compromisso do chefe do Legislativo municipal foi no Comando do 2º Distrito Naval, no Comércio, onde, ao lado de diversas autoridades, acompanhou o hasteamento das bandeiras de Salvador, da Bahia e do Brasil no Forte de São Marcelo.
Na oportunidade, o presidente destacou a importância das homenagens ao 2 de Julho como forma de fortalecer o estado democrático através do reconhecimento aos “heróis baianos que marcaram a independência da Bahia e do Brasil”.
Participaram da solenidade o vice-governador João Leão, o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues; e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Nelson Leal (PP).
Resgate da história
Em seu primeiro ano à frente da Casa Legislativa, Geraldo Júnior afirmou que é dever do Poder Público estimular eventos como o 2 de Julho. “É função do ente público, da Câmara de Vereadores, reverberar isso para a sociedade, para que os mais novos possam resgatar a história de heróis que contribuíram para que a Bahia e o Brasil tivessem o laço da independência como marco histórico da democracia, da civilidade e da liberdade”, frisou.
O ato de hasteamento das bandeiras foi realizado pelo prefeito ACM Neto, pelo vice-governador João Leão e pelo presidente da AL-BA, Nelson Leal.
Também participaram dos eventos de encerramento o comandante da Base Aérea, coronel aviador Ivan Lucas Karpischin; o comandante da 6ª Região Militar, general Marcos Silva Alvim; o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Marcelo Francisco Campos; o coronel Francisco Luiz Telles, comandante do Corpo de Bombeiros Militar; e o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão.
“Patrimônio do Povo”
A chegada do caboclo e da cabocla ao Largo do Campo Grande, por volta das 16h30, anunciava o encerramento da festa de 2 de Julho, que teve este ano o tema “Patrimônio do Povo”. A cerimônia acompanhada por centenas de pessoas teve desfecho com o acendimento do fogo simbólico, realizado pelo atleta olímpico de natação Edvaldo Valério.
Presidente da Fundação Gregário de Mattos, organizadora da festa, Fernando Guerreiro avaliou positivamente o evento em 2019. “Este ano foi muito especial, com uma participação popular enorme, principalmente, na parte da tarde. O Campo Grande está lotado”, observou. O caboclo e a cabocla retornam para a Lapinha no próximo domingo (7), encerrando oficialmente a celebração.
Bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros Militar executaram, acompanhadas do Coral da PM-BA, os hinos da Independência da Bahia (2 de Julho) e Nacional.