sexta-feira 22 de novembro de 2024
Imagem: Montagem #Acesse Política
Home / DESTAQUE / Câmara de Salvador irá conceder honraria ao ministro Alexandre de Moraes
quinta-feira 22 de junho de 2023 às 08:47h

Câmara de Salvador irá conceder honraria ao ministro Alexandre de Moraes

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) da Câmara de Salvador (CMS) deu parecer favorável segundo João Guerra, do bahia.ba, sobre  o Projeto de Resolução 05/2023, que tem como objetivo conceder a Medalha Thomé de Souza ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A honraria foi instituída através da Resolução nº 334/73, de autoria do vereador Everton Valadares, e é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município da capital baiana e são escolhidas a critério da Mesa Diretora da Câmara.

Autor da proposta, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), justifica a iniciativa alegando na sua justificativa que Moraes se destaca na sociedade brasileira e, principalmente, no cenário político, por toda a contribuição à preservação do sistema democrático e manutenção do Estado Democrático de Direito pela sua atuação no período eleitoral enquanto presidente do TSE e no enfrentamento às consequências dos atos golpistas praticados no dia 8 de janeiro deste ano, quando centenas de pessoas, apoiadoras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não contente com o resultado das eleições de 2022, na qual o ex-chefe da República não conseguiu se reeleger, depredou as sedes dos Três Poderes em Brasília.

“Esse é o maior legado do ministro da Suprema Corte. A Medalha Thomé de Souza é para quem faz jus à honraria. Alexandre de Moraes conduziu o processo eleitoral de forma firme, coesa e plural, de modo que pudesse prevalecer o sistema democrático, em alusão aos princípios constitucionais da legitimidade e regularidade do pleito, bem como a igualdade entre os candidatos. São valiosos e relevantes serviços prestados”, descreve Suíca em parte de sua justificativa.

O vereador também descreve que durante o período eleitoral foi Alexandre de Moraes que garantiu que os brasileiros, principalmente os eleitores nordestinos, conseguissem chegar às urnas para votar.

“A atuação do Poder Judiciário foi preponderante. Garantiu que o sufrágio universal dos brasileiros fosse preservado, assim como o resultado das urnas fosse devidamente respeitado, ao conduzir os trabalhos da Justiça Eleitoral de forma célere, firme e implacável, coibindo práticas abusivas ou divulgação de notícias falsas ou fraudulentas, principalmente daquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais, as chamadas ‘fake news’, que tanto marcaram o pleito anterior [2018]”, pontuou Suíca.

Após o parecer da CCJ, agora a proposta da concessão da honraria a Moraes segue para a apreciação dos vereadores no Plenário Cosme de Farias da CMS.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!