José Carlos Santana, popularmente conhecido como Zé de Gbessem será homenageado na Câmara Municipal de Salvador na próxima segunda-feira (3), às 18h. A sessão especial e aberta ao público é de iniciativa do vereador Sílvio Humberto (PSB) e será realizada no Plenário Cosme de Farias. O religioso está à frente do terreiro de culto à nação Mina Jeje.
Zé de Gbessem deu continuidade à sua vida religiosa em Salvador, no Terreiro da Ialorixá Mariinha (Oujibain), da família do falecido Enoque de Cachoeira. Em maio de 1977, fundou seu primeiro Guerebetã (terreiro) em Itinga, Lauro de Freitas.
A estrutura do Terreiro era de “faxinado”, coberto de palha de dendezeiro e chão de barro pilado. Sete anos após a inauguração a intolerância religiosa bateu à sua porta. Atearam fogo no teto do barracão. Todo o espaço físico foi destruído em um período em que não havia leis para garantir a defesa e proteção dos terreiros de Candomblé, como conta Sílvio Humberto.
“O Guerebetã Gumè Sogboadã, terreiro de culto à nação Mina Jeje, foi reconstruído após esse episódio fatídico e, desde 1984, está instalado no bairro de Nova Brasília de Itapuã com a força dos orixás e voduns em continuidade ao legado que resiste ao preconceito e intolerância religiosa”, completa.