A Câmara Municipal de Salvador e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) assinaram um acordo (no dia 26 de dezembro de 2022 e publicado no Diário Oficial) de cooperação técnica com o objetivo de implantar um programa voltado para estagiários das duas instituições, fomentando a participação em projetos e ações da Escola do Legislativo soteropolitano e do Curso de Formação Continuada da Escola Superior da DPE.
O acordo, assinado pelo então presidente da Câmara de Salvador, à época, Geraldo Júnior (MDB), atual vice-governador do Estado da Bahia, e pelo defensor-geral da DPE, Rafson Ximenes, é fruto do consenso sobre a importância de promover experiência e conhecimento aos estagiários sob a perspectiva do desenvolvimento educacional e institucional entre ambas as instituições, fortalecendo a inserção no mercado de trabalho.
Diretora da Escola do Legislativo, a vereadora Marta Rodrigues (PT) destacou o diálogo estabelecido com a Escola Superior da DPE, dirigida por Clériston Cavalcante Macedo, tendo como ponto de partida a cooperação entre as instituições. “Esse acordo nos possibilita mais uma vez, através do espaço institucional, abarcar o propósito de unir instituições públicas fundamentais para a democracia e para a cidadania, como é o caso da Câmara e da Defensoria. Com esse acordo teremos o compromisso de formação de estudantes, preparação para o trabalho, troca do conhecimento. Esperamos que cada vez mais os órgãos públicos tenham esse compromisso com a população”, disse.
Para Rafson Ximenes, a formação faz parte da atividade da educação em direitos, que é missão da Defensoria Pública, e também parte da missão da Câmara. “Uma instituição formada através de eleição popular, a casa do povo, e a Defensoria Pública atua em defesa desse povo. Então, é uma troca de experiência bastante saudável para que esses estudantes, principalmente nesses ambientes e que se tornem futuros cidadãos mais preparados, mais responsáveis, e no futuro quem sabe se tornarem vereadores ou defensores”, declarou.
Já o diretor da Esdep, Clériston Macedo, reforçou a intenção de estreitar as relações entre as instituições e explica que a troca de experiência será fundamental tanto para os estagiários da DPE entenderem o funcionamento do Legislativo, como os que atuam na Câmara entenderem o papel da Defensoria.
“O objetivo é a troca de experiências a partir do nosso acervo de aulas que será repassado aos estagiários da Câmara e assim também como levar os nossos estagiários para conhecer de perto o dia a dia da atuação legislativa. É uma troca de conhecimento essencial para esses jovens que já estão sendo introduzidos no mercado de trabalho”, afirmou Macedo.