quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Home / DESTAQUE / Câmara de Salvador discute em audiência pública empreendedorismo e inovação
sexta-feira 2 de agosto de 2019 às 05:07h

Câmara de Salvador discute em audiência pública empreendedorismo e inovação

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Voltado para a capacitação de empreendedores com foco em negócios inovadores, o Edital Centelha Bahia foi apresentado na manhã desta quinta-feira (1º), em audiência pública, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador. Presidida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), a atividade teve como objetivo estimular o empreendedorismo, através da divulgação do edital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (Secti). O edital destina R$1,6 milhão para capacitar empreendedores inovadores.

“Nesse momento de crise e desemprego, ter um edital com investimento desse porte é muito importante. A Secti apoia a área, pois trabalha com a Cooperativa dos Prestadores de Serviços do Extremo Sul da Bahia, há as incubadoras, as universidades e o Parque Tecnológico”, enumera Marta, destacando que o edital fortalece os empreendedores, com apoio financeiro e acompanhamento.

A vereadora diz que pesquisas do Sebrae mostram que o empreendedorismo não vem apenas por opção, mas também acontece por uma circunstância específica, como a falta de emprego. “Desejamos que o empreendedorismo seja essa fonte para o empoderamento das pessoas, que passam a ter a chance de ganhar visibilidade”, avalia.
Além da Secti, a realização da audiência contou com a parceria da da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Comunidade All Saints Bay,que tem foco em desenvolver ecossistema inovador e fomentar o empreendedorismo em Salvador através da colaboração.

Living Lab

Coordenador geral de infraestrutura de tecnologia da informação da Secti, Grinaldo de Oliveira, falou sobre a transformação do Parque Tecnológico da Bahia no Living Lab (laboratório vivo), através de uma parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Instituto Fraunhofer, da Alemanha. A iniciativa recebeu R$2,7 milhões do Ministério de Ciência e Tecnologia e será inaugurada no final do mês.

“O Living Lab é um equipamento que pode servir para a demonstração de soluções de futuros vencedores do próprio edital. É uma ferramenta ligada ao conceito de cidades inteligentes muito utilizada na Europa para realizar experimentações e demonstrações de soluções práticas ligadas ao atendimento de necessidades do cidadão”, explica.

Ainda segundo Grinaldo Oliveira, as prefeituras são o principal público, havendo nas cidades um arcabouço tecnológico como conectividade de rede. “Há municípios baianos que já têm esse tipo de sistema e estão aptos a receber essas soluções. Antes de se implantar determinada necessidade tecnológica via Living Lab, é possível experimentar, conhecer de perto e esclarecer dúvidas”, pontua. “A sociedade ganha, pois o uso do recurso público é empregado de forma mais segura, a partir de uma solução inovadora e testada”, completa.

O chefe de gabinete da Secti, Gesil Sampaio, falou sobre “a importância de as iniciativas do Estado chegarem aos municípios para fazer com que jovens transformem boas ideias em modelos de negócio”. Gabriel Gallo Leite, estudante de Energia e Sustentabilidade na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) falou sobre a importância do evento para os estudantes. “Tenho projetos em mente e essa pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento de muitos projetos que estão prontos, mas dependem de parcerias para serem realizados”, disse.

Veja também

Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!