A Organização Mundial da Saúde (OMS) teme que o coronavírus se torne uma crise global mais ampla. Alertas foram feitos e medidas para impedir a proliferação do novo coronavírus continuam sendo tomadas com a instalação de barreiras sanitárias em aeroportos e quarentena para os casos suspeitos.
O tema entrou na pauta da Câmara de Salvador, por meio do vereador Marcos Mendes (PSOL), que requereu a realização da audiência pública “Coronavírus e o Carnaval de Salvador”. O debate ocorre nesta segunda-feira (10) no auditório do Anexo Bahia Center.
Até o momento, conforme a OMS, não existe confirmação concreta de qual foi a principal porta de entrada do vírus na sociedade. A entidade, no entanto, indicou que os primeiros casos da doença surgiram na cidade de Wuhan, na China.
Wuhan é uma cidade comercial, dividida por rios, e possui muitos parques e lagos. Por conta do comércio intenso e da posição geográfica, muitos pesquisadores acreditam que a fonte primária do novo coronavírus esteja no mercado de frutos do mar da cidade ou que tenha se espalhado através de animais.