A Câmara Municipal de Salvador concedeu a Medalha Thomé de Souza ao desembargador do Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região (TRT/BA), Valtércio Ronaldo de Oliveira. A sessão solene ocorreu na noite desta última quinta-feira (1º), no Plenário Cosme de Farias. O autor do Projeto de Resolução (Nº 3.362/24) que viabilizou a concessão da honraria é o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB).
“É uma alegria e honra ter tido a iniciativa, aprovada por unanimidade pelos meus pares, de propor a concessão da Medalha Thomé de Souza ao nosso estimado amigo, como reconhecimento inequívoco pelos seus valiosos serviços prestados à cidade de Salvador e à Justiça do Trabalho em nosso país”, disse Carlos Muniz. Ele ressaltou que, além da personalidade proativa e altruísta, o desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira sempre buscou contribuir com uma justiça inclusiva, onde todos devem ter os mesmos direitos de acesso à jurisdição, seja ela de qual âmbito for.
“E é preciso reconhecer, por meio dessa medalha, a importância da Justiça do Trabalho no Brasil”, frisou o parlamentar.
Já o homenageado avaliou que é uma honra ser condecorado com a Medalha Thomé de Souza. “O sentimento é de alegria e gratidão a Carlos Muniz e a todos os vereadores de Salvador. Esta é a comenda mais importante desta Casa. Portanto, há uma representatividade muito grande no reconhecimento do meu trabalho e luta constante em prol da justiça e da comunidade. Neste momento carrego a gratidão, que é o sentimento mais nobre para um ser humano”, celebrou Valtércio Ronaldo de Oliveira.
*Perfil*
Valtércio Ronaldo de Oliveira é natural de Buquim, no Sergipe. É desembargador do TRT/BA desde 2001; membro do Instituto do Direito Social Cesarino Júnior e da Associacion Ibero Americana del Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social. E foi integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2017 a 2019.
Também integraram a Mesa do evento o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; o ex-senador Lauro Antonio (PL/SE); o presidente do TRT5, desembargador Jefferson Muricy; a desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, do TJ/Ba; a procuradora Maria Lúcia de Sá Vieira, do MPT; Mariana Matos de Oliveira, representando a OAB/Ba; Guilherme Ludwig, integrante da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMTRA); e Leonardo Moura, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA).