O advogado criminalista Vivaldo Amaral foi condecorado, nesta quarta-feira (28), com a Medalha Thomé de Souza. A sessão solene ocorreu no Plenário Cosme de Farias e a iniciativa foi do vereador Tiago Ferreira (PT).
O parlamentar afirmou que Vivaldo Amaral é um grande advogado, operador do Direito. “Ele utiliza o seu conhecimento na área jurídica para compartilhar com quem precisa, jovens que sonham ser advogados, juízes, desembargadores. Me identifico muito com a sua história, pois, assim como eu, veio da periferia de Salvador, e se tornou um dos grandes advogados da Bahia. E tem uma história de superação e luta em prol daqueles que mais precisam na capital baiana. Portanto, doutor Vivaldo Amaral é um exemplo de vida para todos nós”, disse.
“O sentimento de reconhecimento que hoje experimento é um marco de profunda emoção em minha vida como pessoa e profissional do Direito e da Justiça. Quando tomaram a decisão de me atribuir esta honraria, não poderiam vislumbrar o alcance que este gesto de tamanha afabilidade teria para mim. O seu significado é inexprimível, diante da profundidade do impacto em meu âmago”, afirmou o homenageado.
Vivaldo Amaral disse ainda que “esta distinção a mim outorgada, ou seja, atribuída a um operador do Direito, simboliza um congraçamento oficial entre instituições com uma dimensão pessoal”.
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), Cynthia Maria Pina Resende, afirmou que “doutor Vivaldo é uma pessoa que merece muito essa homenagem por todo trabalho prestado à sociedade baiana. Me sinto honrada de estar presente para prestigiar este ato”, disse.
Segundo o deputado estadual Niltinho (PP), “a honraria entregue ao nosso amigo, doutor Vivaldo, é mais que merecida. Isso traz muita alegria a nós, e principalmente, ao povo soteropolitano, que tem, através deste advogado competente, serviços prestados. Ele desempenha um papel social importante e tem uma participação ativa na sociedade. Não tenho dúvida que a sua trajetória será cada vez mais promissora”, afirmou.
A Mesa foi composta pelo vereador Tiago Ferreira (PT); a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), Cynthia Maria Pina Resende; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), Edson Bahiense; o deputado estadual Robinson Almeida (PT); o deputado estadual Niltinho (PP); o Coronel da Polícia Militar (PM), Nilton Cézar Machado Espínola, subcomandante-Geral da Polícia Militar (PM); e a empresária Ana Libório, além do homenageado.
Estiveram presentes na sessão, dentre outras autoridades, os vereadores Arnando Lessa (PT) e Randerson Leal (PDT), e os deputados estaduais Raimundinho Jr. (PL) e Roberto Carlos (PV).