O presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, Pedro Macário Neto (PP), anunciou nesta segunda-feira (25) que abriu processo licitatório para compra e instalação de equipamentos de energia solar do tipo fotovoltaica no prédio do Legislativo.
A iniciativa, segundo o presidente, tem como objetivo principal contribuir para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de gerar economia aos cofres públicos.
De acordo com Macário, que se reuniu o controlador da Casa, Dr. Carlos Alberto Belíssimo para apresentação da proposta, a intenção é dotar todo o prédio da Câmara com sistema de energia solar, visando reduzir os gastos com energia elétrica. Ele acredita que será possível obter uma economia mensal de de 80% a 85%.
Atualmente, o legislativo tem um gasto médio de R$ 4,5 mil/mês com contas de luz. “Com a instalação das placas e a geração da energia, esse gasto seria de R$ cerca de 200 reais/mês”, detalhou.
“A Câmara de Paulo Afonso será uma das pioneiras na região norte do Estado da Bahia na instalação de sistema de energia solar”, afirma o presidente do Legislativo, informando que só a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso estaria adotando este sistema”.
“A energia solar é uma fonte inesgotável de energia renovável. Vamos ter, com a instalação de aproximadamente 100 placas, energia 100% limpa, sustentável e com 100% de eficiência, além da redução na conta de energia e possibilidade de créditos na conta de luz da Câmara”, anunciou o presidente.
Segundo o controlador Carlos A. Belissimo o edital foi lançado no dia 20/11 e a liçitação já está marcada para o dia 03 de dezembro às 10 horas. O edital pode ser requerido pelo email licitações@cmpa.gov.br.