A Câmara de Camaçari realiza, na segunda-feira (30), a partir das 9h, a Sessão Especial para fortalecer a Campanha Sinal Vermelho. A atividade foi solicitada pelo vereador Júnior Borges (DEM) através do Requerimento Nº 023/2021, aprovado por toda a Casa.
A ideia, segundo o parlamentar, é falar sobre o funcionamento e reforçar a importância da campanha lançada em junho de 2020, pelo Conselho Nacional de Justiça, que instituiu uma forma segura e discreta de mulheres vitimas de violência pedirem ajuda. A campanha estimula a vítima a fazer um “X” na palma da mão seja de caneta, batom ou com objeto que estiver ao seu alcance, sinalizando, que se encontra em situação de violência. A partir daí, o atendente de farmácia, restaurante e outros estabelecimentos devem imediatamente ligar para o 190 e reportar a situação.
“É um canal silencioso que possibilita que as mulheres se identifiquem nos locais que aderem a campanha, para que a partir daí o agressor seja identificado e as devidas providencias legais sejam adotadas. O foco principal do debate será dar visibilidade a ação, para que possamos conseguir o máximo de aderência possível por parte dos estabelecimentos”, relatou o vereador.
Para o parlamentar, esse ainda é um tema muito delicado que mistura sentimentos de medo e impunidade na vítima. “Por ser uma campanha relativamente nova, pedimos essa sessão especial para dar mais visibilidade ao assunto, fazendo com que mais pessoas tenham conhecimento desta forma de proteção e para que mulheres sintam-se seguras a procurar ajuda, sem falar que podemos estimular mais estabelecimentos a adotarem os procedimentos”, finalizou Júnior Borges.