sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação / CMC
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Camaçari celebra 50 anos da associação beneficente São Thomaz de Cantuária
quarta-feira 1 de setembro de 2021 às 17:26h

Câmara de Camaçari celebra 50 anos da associação beneficente São Thomaz de Cantuária

NOTÍCIAS, RMS


A Câmara de Camaçari celebrou, na manhã desta quarta-feira (1), os 50 anos da Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária (ABSTC). A homenagem foi prestada através de Sessão Especial que exaltou todo o trabalho social feito pela entidade para as famílias do município.

O proponente da sessão, vereador Tagner (PT), iniciou seu discurso celebrando o engajamento social da entidade. “Temos muito orgulho de acompanhar de perto toda a contribuição que vem sendo dada pela associação ao nosso município. Temos que reconhecer, homenagear, celebrar e desejar vida longa para essa caminhada tão bonita que é feita pela associação em prol do povo de Camaçari”, celebrou.

A Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária foi fundada em 27 de junho de 1971 com o objetivo de dar assistência aos irmãos carentes, principalmente os idosos e doentes. Passou a coordenar, desenvolver e incentivar as atividades nas áreas de assistência, saúde e promoção humana da Paróquia São Thomaz de Cantuária. Prestou relevantes serviços à comunidade, como distribuição de alimentos, cestas básicas, remédios e oferta de cursos de formação em diversas áreas. Criou a primeira escola noturna para alfabetização de adultos em Camaçari, mantendo por muitos anos a Escola Paroquial Noturna, sendo na década de 70 a única escola pública noturna na sede do município. Atualmente, mantém uma creche e o Projeto Arte de Viver, que é um trabalho voltado para os idosos.

Representando Dom Petrini, bispo da Diocese de Camaçari, o Padre Osmar Júnior falou sobre a gratidão em fazer parte da homenagem. “Dos meus 19 anos atuando como padre, 10 são em Camaçari. Eu tenho muita alegria em celebrar o nosso São Thomaz de Cantuária que tem um legado de fé que invade o cotidiano das pessoas. E a associação é uma forma de trabalho dedicado a essas pessoas de fé que precisam tanto de um trabalho social que é silencioso, mas que tem uma grandeza infinita. Desejamos muitos anos de vida a esse trabalho”, declarou.

Por sua vez, a presidente da Associação, Neriam Carvalho, destacou a importância do voluntariado para a execução do trabalho e a necessidade de políticas públicas efetivas. “Nossos voluntários, que são pessoas que dedicam tempo e coração para realizar as atividades que nós desenvolvemos, são fundamentais. Também precisamos reforçar a importância e a necessidade da atuação do poder público, que é o principal responsável por desenvolver e implementar políticas públicas que fazem uma sociedade se desenvolver e conquistar qualidade de vida. Temos muito trabalho pela frente, mas também muito o que agradecer pela força que nos é dada para cumprir essa missão de manter esse trabalho de pé”, pontuou.

Um dos voluntários da entidade, Antônio Gomes, também marcou presença na homenagem e destacou o trabalho de assistência aos idosos. “São 50 anos contribuindo de maneira verdadeira para o desenvolvimento da cidade. Sinto-me privilegiado por fazer parte dessa história como voluntário, principalmente pela prioridade que é dada aos idosos, um grupo que sofre tanto com preconceitos e descuidos por parte da sociedade e até da própria família. Esse trabalho me orgulha muito e renova nossa esperança na solidariedade das pessoas”, destacou.

A coordenadora da Creche Deus Menino, localizada na cidade de Madre de Deus, Adenildes Cardoso, falou sobre o trabalho da associação junto às crianças. “São situações que ainda vivemos de ver crianças que praticamente têm as refeições garantidas somente por conta de frequentarem a creche. É doloroso, mas que nos mostra o quanto é importante esse trabalho da associação e o quanto podemos fazer mais pelo nosso próximo”, complementou.

Também fez uso da palavra a integrante do Conselho Fiscal da associação, Professora Graça Guimarães, a subsecretária municipal de Governo, Ilay Ellery, e a superintendente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivoneide Caetano. Também usaram a tribuna os vereadores Vavau (PSB), Dentinho do Sindicato (PT), Dudu do Povo (CIDADANIA).

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!