sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Câmara: CCJ dá aval a projeto que transfere ao fabricante fiscalização de produtos agropecuários
quarta-feira 15 de dezembro de 2021 às 07:16h

Câmara: CCJ dá aval a projeto que transfere ao fabricante fiscalização de produtos agropecuários

NOTÍCIAS


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deu aval nesta última terça-feira (14) conforme o Globo News, a um projeto de lei do governo que estabelece fiscalização por autocontrole — pelo próprio fabricante — de produtos de origem animal e vegetal, fertilizantes, sementes, medicamentos veterinários e demais insumos.

O texto tramitou em regime conclusivo pela comissão, o que significa que, se não houver recurso para a votação pelo plenário, poderá seguir diretamente ao Senado. Pelo regimento da Câmara, esse eventual recurso deve ser apresentado por pelo menos um décimo dos deputados (52 parlamentares).

A proposta foi encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Jair Bolsonaro em abril deste ano.

O projeto prevê que o setor privado seja responsável pela qualidade e segurança da própria produção, garantindo que “seus produtos e serviços atendam aos requisitos de inocuidade, identidade, qualidade e segurança estabelecidos na legislação da defesa agropecuária”.

Para isso, os agentes privados deverão desenvolver programas de autocontrole, com registros “sistematizados e auditáveis” de toda a sua cadeia produtiva, da matéria-prima ao produto final.

Se houver irregularidade em algum produto, o projeto define que o próprio setor ficará responsável pelo recolhimento dos lotes irregulares.

Ainda segundo o texto, há possibilidade de concessão automática de registro de produtos quando houver “parâmetros ou padrões normatizados”.

A medida também institui o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais, com o objetivo de impedir a entrada em território nacional de substâncias ou agentes biológicos que possam causar danos à produção agropecuária brasileira.

O relator da proposta na CCJ, deputado Pedro Lupion (DEM-PR) afirmou, durante a sessão, que as mudanças vão trazer agilidade à fiscalização agropecuária.

“Nós estamos falando de celeridade a um processo que, infelizmente, por falta de capital humano no Estado, nós não temos condição de manter”, defendeu o deputado.

Para o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), o projeto contribui para uma redução do papel da fiscalização e ainda tem pontos críticos, como o registro automático de produtos.

“Perdemos uma oportunidade para modernizar realmente a defesa agropecuária”, afirmou. “Podemos avançar em alguns pontos que precisam estar mais claros para garantir a segurança alimentar”, defendeu o presidente do sindicato, Janus Pablo.

Questionado sobre a proposta, o Ministério da Agricultura respondeu que “não se manifesta sobre projetos em tramitação no Congresso Nacional”.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!