domingo 30 de junho de 2024
Diego Coronel, relator da proposta - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Home / Mundo / MUNDO / Câmara aprova acordo entre Brasil e Arábia Saudita sobre concessão de vistos de turismo e negócios
terça-feira 28 de maio de 2024 às 08:21h

Câmara aprova acordo entre Brasil e Arábia Saudita sobre concessão de vistos de turismo e negócios

MUNDO, NOTÍCIAS


A Câmara dos Deputados aprovou nesta última segunda-feira (27) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 463/22, que contém o acordo entre Brasil e Arábia Saudita sobre a concessão de vistos de visita para cidadãos de ambos os países. O texto foi aprovado em Plenário e será enviado ao Senado.

Segundo o acordo, ambos os países concederão aos cidadãos da outra parte vistos com múltiplas entradas e de finalidade exclusiva de visita (turismo ou negócios).

O prazo de validade do visto será de até cinco anos e para um período autorizado de estada de até 90 dias, dentro de um total de 180 dias por ano, desde que o solicitante do visto apresente passaporte válido.

Incentivo ao turismo

Para o deputado federal pela Bahia, Diego Coronel (PSD), relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o acordo “fortalece as relações entre os países e seus nacionais e facilita a movimentação de seus cidadãos, estimulando o turismo”.

Do acordo estão excluídos os vistos de imigração, trabalho e outros de finalidade religiosa, como a hajj (peregrinação com data anual estipulada dos fiéis maometanos a Meca) ou a umrah (peregrinação à grande mesquita, em Meca, que pode ser feita por muçulmanos em qualquer período do ano).

A taxa consular prevista é de 80 dólares (atualmente cerca de R$ 440), respeitado o princípio da reciprocidade.

Veja também

Bancada do agro espera Lira definir candidato para fechar apoio na sucessão da Câmara

Antes de se posicionar na disputa pela sucessão na Câmara dos Deputados, a bancada do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!