A partir desta quarta-feira (19), a Companhia de Operações com Cães (COC), do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PMBA), vai atuar na Estação Rodoviária de Salvador intensificando a realização de abordagens preventivas, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e armas, principalmente neste período de festas juninas, com o aumento do fluxo de pessoas.
O reforço inclui a esperteza e a precisão de cães especialmente preparados, como Ajax, pastor alemão de cinco anos; Titã, labrador de dois anos; Endy, pastor Belga Malinois de quatro anos; e Turuk, pastor alemão de três anos, que irão farejar o interior dos ônibus e bagageiros.
Os cães têm uma capacidade olfativa em média 100 mil vezes maior do que a dos seres humanos, com a área do cérebro que controla o odor cerca de 40 vezes também maior. Por isso, a facilidade em farejar as drogas, armas e explosivos das mais diversas formas que estiverem escondidos.
Os cães recebem uma atenção especial em relação aos cuidados e alimentação, atuando num esquema de revezamento para não causar o estresse do animal. A operação, que vai acompanhar a chegada e saída de ônibus, segue até o fim dos festejos juninos e conta também com o apoio do efetivo da 1ª CIPM.