segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / “Cadê as grandes obras da Bahia?”, questiona deputado João Leão
segunda-feira 23 de dezembro de 2024 às 16:40h

“Cadê as grandes obras da Bahia?”, questiona deputado João Leão

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O parlamentar foi secretário de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e do Planejamento do estado da Bahia

O deputado federal João Leão (PP), ex-vice-governador da Bahia (2014-2022), questionou a ausência de grandes obras no estado em entrevista ao #Acesse Política. Conhecido por sua atuação voltada ao desenvolvimento, Leão relembrou sua contribuição em projetos de infraestrutura de grande impacto e lamentou a estagnação em que a Bahia se encontra, segundo o parlamentar.

Entre as iniciativas que levam sua marca estão a idealização da Ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), a duplicação de vias estratégicas como o trecho do Polo Petroquímico a Lauro de Freitas, a Via Metropolitana e a Avenida 29 de Março, além da recuperação da BA-052 (de Barra a Feira de Santana) e a construção de pontes como Barra-Xique-Xique e a que liga Malhada a Carinhanha. Também relembrou sua atuação na chegada da fabricante de veículos elétricos BYD à Bahia, realizada em parceria com o ex-secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, e a implementação do VLT do Subúrbio. Durante sua gestão na Secretaria de Infraestrutura do Estado, Leão também recuperou 4.296 km de rodovias estaduais.

“Quando trabalhei na prefeitura de Salvador, idealizei projetos como a Avenida Gal Costa, a Orlando Gomes e muitos outros. Sobrevoava a cidade com o arquiteto Luiz Baqueiro para mapear as necessidades. Então levei os projetos para o Governo do Estado, mas hoje a Bahia parece ter parado”, afirmou o parlamentar.

João Leão também relembrou o alargamento da Avenida Paralela, obra viabilizada graças à cessão de áreas pelo Exército. “O que seria da Paralela hoje sem essa intervenção?”, questionou.

Leão mantém sua atuação como deputado federal voltada ao desenvolvimento da Bahia. No final do último ano, destinou R$ 2,5 bilhões para obras estruturantes, como a Ponte Salvador-Itaparica, a Ponte do Funil e duplicações em rodovias que interligam Nazaré das Farinhas, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves e a BR-116.

Para o deputado, o momento exige urgência no planejamento e execução de novas obras que impulsionem o desenvolvimento do estado. “A Bahia precisa voltar a crescer, cadê as grandes obras da Bahia? Cadê? Está parado o estado? ”, concluiu.

A política está no sangue: Quem foi Luiz Felipe de Souza Leão

Veja também

Justiça baiana cria novas varas para acelerar mais de 100 mil processos administrativos

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou por unanimidade a criação das 15ª e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!