sábado 21 de dezembro de 2024
Superintendência de Assuntos Parlamentares, comandada por Bira Corôa, promoveu encontro para apresentar sistema aos assessores dos gabinetes - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Cadastro de emendas ao Orçamento 2025 é tema de reunião no Legislativo baiano
quinta-feira 17 de outubro de 2024 às 07:32h

Cadastro de emendas ao Orçamento 2025 é tema de reunião no Legislativo baiano

NOTÍCIAS


A Superintendência de Assuntos Parlamentares (SAP) promoveu, na tarde desta quarta-feira (16), na sala das comissões Herculano Menezes e Luís Cabral da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma reunião preparatória com assessores dos gabinetes dos parlamentares para apresentar o Sistema de Cadastro de Emendas ao Orçamento 2025. O encontro contou com a participação de técnicos da Secretaria estadual do Planejamento (Seplan), além de servidores do setor de TI da Casa, Secretaria Geral das Comissões e da Escola do Legislativo.

Segundo o superintendente de Assuntos Parlamentares da ALBA, Bira Corôa, o sistema já está pronto para ser usado, aguardando apenas a liberação do período, através de publicação no Diário Oficial. “Esse é um primeiro encontro para alinhar o processo das emendas, orientar, tirar dúvidas e auxiliar os gabinetes no processo eficaz de utilização do sistema”, diz Corôa, informando que a Escola do Legislativo abrirá seis turmas, na próxima semana, para capacitação dos assessores dos deputados.

O secretário-geral das Comissões, Jorge Araújo, explicou que as oficinas acontecerão, nos dias 21, 23 e 24 de outubro, nos turnos vespertino e matutino, e serão ministradas pelas técnicas da Seplan Rosângela Silva e Ludiara dos Santos, com analistas da área de informática da Casa. “As mesmas servidores estarão à disposição, na Assembleia, no período do cadastro das emendas, para orientação dos gabinetes. Mas o processo hoje é bem mais fácil e célere por conta da informatização; antes se exigia volumes de papel e assinaturas”, observou.

Os assessores conheceram, por exemplo, como proceder o cadastro de emendas e gerar lotes. A novidade para o exercício de 2025 é o aumento do percentual da receita corrente líquida para cada parlamentar, que antes era de 0,7% e passou para 1%, conforme apresentou o representante da Seplan, Marcelo Mônaco, especialista em políticas públicas e gestão governamental.

“O sistema já foi adaptado e vem melhorando a cada ano”, elogiou Mônaco. Ele reiterou que a Seplan “está à disposição dos gabinetes para colaborar na elaboração das emendas que contribuem o desenvolvimento do Estado da Bahia e a melhoria da qualidade de vida da população baiana”. Para 2025, cada parlamentar contará com R$ 9.084.035,00, sendo que, deste valor, deverá destinar o mínimo de 50% para área da saúde, mínimo de 15% para educação, e máximo de 35% para outras áreas de livre indicação.

Veja também

Investigação mira viagens de Alcolumbre em jatinho de empresa beneficiada por emendas

Segundo reportagem de Elijonas Maia, do canal CNN, direto de Macapá, o Ministério Público Federal (MPF) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!