A Escola Rural de Belém, que fica no município de Cachoeira, recebeu na última terça-feira (7) em São Paulo, o prêmio do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), com o projeto de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. A cidade faz parte do programa, que até 2022 já beneficiou mais de 150 municípios e cerca de 1,3 milhão de estudantes por todo país.
Concorreram ao prêmio projetos de aproximadamente 70 cidades do Brasil apoiadas pelo PVE.
O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras da Votorantim, comprometidos com a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e de mobilização social de comunidades. Ele busca contribuir para a melhoria da educação pública em municípios por meio do apoio à gestão educacional e escolar, além de potencializar a mobilização social das comunidades.
“O Prêmio PVE é muito importante para o município de Cachoeira. A nossa gestão tem procurado enfrentar os problemas da educação com a criatividade e o empenho. O professor Ângelo, gestor da Escola Rural de Belém, teve uma iniciativa de criar um projeto visando a inclusão de alunos que precisavam de uma atenção especial. O projeto incluiu os familiares dos alunos, isso permitiu que os alunos aumentassem a frequência escolar, diminuindo a quase zero a evasão escolar”, disse Roberto Franco, secretário de Educação de Cachoeira.
“O projeto serve de referência para nossas demais 33 escolas da rede. Com isso, fazemos um processo de diminuir a evasão de alunos portadores de necessidades especiais. O projeto de inclusão da Escola Rural de Belém é merecedor do Prêmio PVE. Parabenizo o professor e gestor Angelo pela sua ideia que foi difundida em toda a nossa rede”, assim como a Secretaria de Educação”, frisou a prefeita Eliana Gonzaga (PT).
Encontro Impacto Positivo Educação
O anúncio do prêmio se deu durante o Encontro Impacto Positivo Educação, promovido pelo Instituto Votorantim e pelo Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), no dia 7 de maio. Este ano, o tema do evento foi “Como promover equidade na educação no contexto dos impactos climático?”
No encontro, Roberto Franco, participou da Mesa ‘Eu, você e todo mundo: a importância da mobilização no contexto da educação’.