A sucessão municipal em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, tem atraído também o interesse do PDT. Segundo Gabriel Lopes, do portal Bahia Notícias, os principais nomes do partido no Estado, os deputados Félix Mendonça Jr. e Leo Prates já indicaram publicamente suas pretensões: Félix defende o nome da vereadora Débora Régis (PDT) para o pleito e Prates manifestou apoio à ex-deputada estadual Mirela Macedo (União). Para resolver a equação, fontes ligadas ao partido no município apontam que uma das soluções pode ser a filiação de Mirela ao PDT.
Em condição de anonimato, os interlocutores revelaram ao Bahia Notícias que uma eventual ida de Mirela ao partido acalmaria os ânimos em Lauro. A ideia seria formar um grupo político mais amplo e Débora Régis, Mirela Macedo e Teobaldo Costa caminhariam juntos na disputa pela prefeitura. Apesar disso, a movimentação não garantiria a escolha por Mirela como nome do grupo e as definições sobre candidato ficariam mesmo para o ano que vem, a medida que o processo eleitoral comece a afunilar.
No início do mês, o presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça, garantiu que o partido teria candidatura própria em Lauro de Freitas justamente ao defender o nome de Débora Régis. Débora foi a vereadora mais votada no pleito de 2020 e, atualmente, é líder da oposição à prefeita Moema Gramacho (PT). “O partido hoje tem uma pré-candidata a prefeita de Lauro de Freitas que se chama Débora Regis. Um nome forte, de apelo popular e que tem todas as condições de fazer o contraponto, como já tem feito, e mostrar que pode realizar uma gestão bem melhor do que a atual”, declarou Félix na ocasião.
Ainda no âmbito das articulações, na última semana chegou a circular nos bastidores que o próprio Leo Prates teria intenção de concorrer ao Executivo em Lauro, o que teria causado uma disputa interna no PDT entre ele e Félix. O deputado, no entanto, negou a possibilidade e reforçou que está fechado com Mirela Macedo e Teobaldo Costa.
Debates na cidade
Recém chegado na Secretaria de Governo na gestão de Bruno Reis (União Brasil), o ex-deputado Cacá Leão (PP) também tem participado de debates para lançar nomes na disputa municipal nas eleições de 2024, a fim de fazer um embate com o PT, grupo político que atualmente comanda a prefeitura do município.
De acordo com Cacá, dentro do seu grupo, as discussões também incluem os nomes do secretário de Saúde e vereador licenciado, Augusto César (PL), e o titular da pasta de Desenvolvimento Social e Cidadania, o edil licenciado Tito Coelho (PP).