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sexta-feira 14 de julho de 2023 às 09:06h

BYD propõe plano de US$ 1 bilhão para construir carros elétricos e baterias na Índia

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A chinesa BYD apresentou uma proposta de investimento de US$ 1 bilhão para construir carros elétricos e baterias na Índia em parceria com uma empresa local, disseram três pessoas com conhecimento direto do plano, informa a Reuters.

A BYD e a Megha Engineering and Infrastructures, com sede em Hyderabad, apresentaram uma proposta aos reguladores indianos para formar uma joint venture de EV, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas porque o aplicativo é privado.

O plano de longo prazo é construir uma linha completa de carros elétricos da marca BYD na Índia, de hatchbacks a modelos de luxo, disse uma das três pessoas.

A BYD, maior produtora mundial de veículos elétricos e híbridos plug-in, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A empresa disse anteriormente que planejava estabelecer a fabricação na Índia, agora o terceiro maior mercado automotivo do mundo.

Os ministérios de comércio e indústrias pesadas da Índia não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

A entrada da BYD na Índia faz parte de sua rápida expansão global para desafiar a Tesla (TSLA.O) , que ainda lidera as vendas apenas de veículos elétricos. Se o investimento na Índia for aprovado, isso daria à BYD uma presença em todos os principais mercados automotivos globais, com exceção dos Estados Unidos.

A Tesla reiniciou recentemente as negociações com o governo da Índia depois de suspender os planos de entrar no mercado no ano passado, quando não conseguiu garantir impostos mais baixos sobre veículos importados em negociações com autoridades.

A BYD já investiu US$ 200 milhões na Índia, onde vende o SUV elétrico Atto 3 e o e6 EV para frotas corporativas, e planeja lançar seu sedã elétrico de luxo Seal este ano.

A capacidade total de produção proposta pela BYD não ficou imediatamente clara.

O fabricante de baterias Blade, bem como EVs acabados, tem planos de aumentar a produção de 100.000 EVs anualmente na Índia ao longo de alguns anos, mas provavelmente começaria enviando veículos em peças para montagem no país, enquanto trabalha para construir uma cadeia de suprimentos. , disse uma das fontes.

A proposta de investimento também inclui um plano da BYD e da Megha Engineering para instalar estações de carregamento na Índia e construir centros de pesquisa e desenvolvimento e treinamento, disseram as fontes.

A proposta conjunta ocorre em meio a regras de investimento mais rígidas. Desde 2020, a Índia reforçou o escrutínio dos investimentos de países vizinhos, incluindo a China.

Esses controles forçaram a Great Wall Motor da China (601633.SS) a arquivar um plano de investir US$ 1 bilhão no mercado indiano e forçaram a unidade MG Motor da montadora estatal chinesa SAIC (600104.SS) a procurar um parceiro local.

A BYD, sediada em Shenzhen, entrou no mercado indiano em 2007 produzindo baterias e componentes para fabricantes de celulares.

Em 2013, iniciou a construção de ônibus elétricos com a Megha Engineering, em uma joint venture chamada Olectra Greentech (OLEC.NS) .

A BYD, que significa Build Your Dreams, vendeu um total de 1,86 milhão de BEVs e híbridos plug-in em 2022. Na Índia, os EVs representaram pouco mais de 1% do total de vendas de carros de 3,8 milhões em 2022, mas o governo quer aumentar isso para 30% até 2030.

Na Índia, a BYD competirá com a montadora doméstica Tata Motors (TAMO.NS) e a rival chinesa MG Motor, que atualmente dominam as vendas de carros elétricos.

Reportagem de Sarita Chaganti Singh e Aditi Shah em Nova Deli; Reportagem adicional de Zoey Zhang em Xangai e Shivangi Acharya em Nova Deli; Edição por Kevin Krolicki e Jacqueline Wong

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