A BYD vem sendo destaque no mercado brasileiro quando o assunto é carro elétrico. Um dos sucessos é o Dolphin, que ultrapassou as 1 mil unidades vendidas por mês e é comercializado por R$ 149.800. No entanto, outros modelos podem passar de R$ 500 mil, caso dos elétricos Tan e Han. Por isso, muitos podem pensar em blindar esses carros para garantir sua segurança. Mas, afinal, como é esse procedimento para os veículos com esse tipo de motorização?
Para isso, a revista IstoÉ Dinheiro publicou uma entrevista com o Michel Haddad, Chief Automotive OEM Relations & Sales Intelligence Officer da Carbon, empresa especializada em segurança automotiva e que é parceria da BYD. Veja abaixo.
Quanto custa blindar um carro elétrico?
O custo da blindagem para um carro elétrico pode ficar entre R$ 95 mil e R$ 150 mil, dependendo das especificações selecionadas pelo cliente.
“O preço da blindagem de um carro BYD varia conforme diversos fatores, incluindo a escolha do nível de produto e de acessórios adicionais. A Carbon oferece uma diversidade de produtos que empregam distintos graus de utilização de materiais ultra-leves, permitindo uma personalização que se adequa às necessidades e ao orçamento do cliente.”
Quanto tempo demora para blindar um carro da BYD?
É possível blindar o carro da BYD depois da compra ou assim que o consumidor adquire um veículo zero quilômetro. A empresa realiza o serviço em até 30 dias corridos, após a autorização emitida pelo Exército Brasileiro. No entanto, esse prazo no mercado pode atingir 45 dias úteis.
“Todo o processo e os produtos utilizados na blindagem são desenvolvidos em parceria com a engenharia da BYD e são certificados, garantindo a máxima originalidade do veículo e a segurança balística de padrão premium internacional.”
Há níveis de proteção balística? Qual vale a pena?
No Brasil, o nível máximo de blindagem permitido para uso civil é o NIJ III-A.
“Este padrão oferece um alto grau de proteção balística contra as armas de fogo mais comuns em cenários de violência urbana. É importante notar que níveis de blindagem inferiores, embora disponíveis, são geralmente não recomendados. Isso se deve ao fato de que essas opções apresentam praticamente o mesmo custo de produção, mas oferecem ao cliente um nível de proteção balística significativamente inferior.”
Processo de desenergização
Um dos processos de blindagem para carros elétricos envolve a chamada desenergização. Ela é estabelecida para garantir a segurança durante o processo de blindagem do carro elétrico.
“Trabalhadores treinados, usando equipamentos de proteção individual, iniciam a desenergização desconectando a bateria principal e isolando componentes sensíveis como inversores e motores elétricos. Testes de segurança são realizados para assegurar a ausência de energia residual, e os componentes desenergizados são sinalizados e rotulados. Toda a ação é documentada para fins de conformidade e, após a conclusão da blindagem, os sistemas elétricos são reenergizados e testados para garantir a funcionalidade completa.”
Confira abaixo as etapas que a blindagem de um elétrico envolve:
- Check-list de entrada;
- Autorização do Exército Brasileiro;
- Desenergização do veículo (desvincular a bateria do carro);
- Medição e carregamento da bateria a níveis mínimos aceitáveis;
- Desmontagem;
- Aplicação de material balístico (aço, vidro, Kevlar, Tensylon);
- Montagem;
- Elétrica;
- Inspeção e testes rigorosos de qualidade, tais como teste de rodagem, estanqueidade, calibração de câmeras e sensores, torção entre outros;
- Declaração de Blindagem do Exército Brasileiro;
- Entrega.
Expansão de parceria com a BYD
A Carbon, recentemente, expandiu sua atuação com blindagem de veículos elétricos por meio de sua parceria com a BYD. A empresa, que já realizava serviços para o modelo Tan, agora também incorporou os modelos Han (foto de destaque), Song e Yuan às certificações para os veículos da montadora chinesa.
Para a empresa, com a novidade, haverá um aumento expressivo no volume das vendas do serviço, podendo representar um crescimento de até 300% até o final deste ano.
Hoje, cerca de 10% de todos os veículos blindados pela Carbon são 100% elétricos. Já com relação aos eletrificados, que envolvem também os híbridos, o número chega a 60%.
A ideia é que a parceria da prestadora de serviços com a montadora aumenta mais ainda, visto que há uma futura produção nacional da BYD, prevista para ocorrer na Bahia, em Camaçari, e tem o potencial de acelerar ainda mais esse processo.