domingo 7 de julho de 2024
Foto: Reprodução/Arquivo
Home / ELEIÇÕES 2024 / Buscando ampliar espaço nos grupo políticos, dez partidos possuem comando de 73 prefeituras baianas; saiba quais
quinta-feira 4 de julho de 2024 às 08:31h

Buscando ampliar espaço nos grupo políticos, dez partidos possuem comando de 73 prefeituras baianas; saiba quais

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Muitas vezes fora do radar das grandes apostas para assumir prefeituras pela Bahia, dez partidos que integram grupos políticos distintos chegam para as eleições deste ano gerindo 73 prefeituras. Em levantamento feito por Maurício Leiro, do portal Bahia Notícias, os partidos ocupam 17,5% das 417 prefeituras ao redor do estado.

Entre as legendas apontadas no levantamento realizado estão o PSDB com 9 prefeituras, o PCdoB com 15 prefeituras, o PSB com 25, o PV com 2, Republicanos com 3, o PDT com 9, o Podemos com 5, o Solidariedade com 3, a Rede Sustentabilidade com 1 prefeito e o PRD também com uma única prefeitura. Ligados a grupos políticos diferentes, os partidos ainda buscam uma maior ampliação do poder político no estado.

Se levarmos em conta os números de prefeituras geridas pelo grupo de partidos que compõe a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a oposição, na Bahia, o levantamento aponta 85% a 15% para o grupo governista. Em números, o extrato de como os grupos chegam para as eleições de 2024 apresenta um montante de 358 prefeituras ligadas ao governo, frente 59 vinculadas a legendas de oposição.

Na liderança entre as legendas, o PSD aparece de forma absoluta. Desde 2020, quando saiu das urnas com 107 prefeitos, o partido chega para o pleito deste ano com um crescimento de 16,8%, totalizando 125 cidades sob o comando. Com o número, o PSD é disparado o partido com maior número de cidades com prefeitos filiados entre ambos os grupos.

Maurício Leiro, do Bahia Notícias, realizou o levantamento completo com os gestores espalhados pela Bahia, baseado em dados públicos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assessorias de comunicação das legendas, com as prefeituras baianas e por apuração com lideranças e presidentes partidários.

Veja também

Bolsonaro tem que responder pelos crimes pelos quais foi indiciado, afirma Padilha

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou nesta última sexta-feira (5) em entrevista …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!