A requalificação da orla de Pituaçu foi vistoriada, na manhã desta quinta-feira (6), pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) e gestores municipais. A intervenção tem previsão para ser entregue no primeiro semestre de 2024 e, até o momento, está com serviços de pavimentação em andamento e 90% do sistema de drenagem concluído.
Bruno Reis destacou que a obra é a maior realizada pela Prefeitura por meio de recursos próprios. Ela alcançará 3,5 km de extensão e terá R$ 135 milhões em investimento. “Este o maior trecho de orla em revitalização, que irá da Boca do Rio a Piatã, passando por Pituaçu, Patamares e Jaguaribe. Com as obras avançadas, viemos conferir o andamento delas e tomar algumas decisões com relação à execução. Esta será uma das orlas mais bonitas da cidade. Vamos trabalhar para entregá-la o quanto antes para a população”, afirmou.
Também participaram da vistoria a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, o titular da Secretaria de Manutenção (Seman), Lázaro Jezler, e o diretor da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro.
Com projeto elaborado pela FMLF e execução feita pela Sucop, a requalificação da orla de Pituaçu está dividida em duas fases, uma entre a Rua Carimbamba e outra do lado da Av. Octávio Mangabeira. A iniciativa prevê a implantação de um parque linear integrado fisicamente ao Parque de Pituaçu, com diversas opções para o lazer. Dentre os equipamentos urbanos previstos para a região está a implantação de 25 quiosques, sendo 13 unidades para utilização como bares e restaurantes, seis para venda de coco verde e seis para baianas de acarajé.
Além disso, o projeto contempla a construção de três unidades de academias ao ar livre; quatro parques infantis; requalificação de quadras de beach tênis, de futsal com grama sintética, além de uma contenção em alvenaria de pedra.
A obra implicará ainda no ordenamento de mobilidade na região, com adequações na orla marítima para o uso recreativo, trabalhando na recuperação e implantação de novos espaços para o conforto de pedestres, ciclistas e automóveis.
Para atender questões de acessibilidade, lazer e serviços comerciais, o projeto prevê ainda a criação de calçadões e rampas de acesso integradas, além da renovação da pavimentação, seja no asfalto ou nas calçadas de concreto lavado. Está prevista também a criação de uma ciclovia, o aumento de vagas de estacionamento, pontos e baias de ônibus, sinalização de trânsito e iluminação pública em LED.