O prefeito Bruno Reis (União Brasil) vistoriou nesta sexta-feira (21) as obras da Feira do Curtume, na Baixa do Fiscal, e do Mercado Modelo, no Comércio, que estão com as intervenções avançadas e devem ser entregues nos próximos meses. Também participaram das visitas técnicas aos espaços os titulares da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Souza, e da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, além de demais gestores municipais.
A Feira do Curtume, situada na Rua Luís Maria, na Calçada, já está com 60% das obras concluídas, e a expectativa da Prefeitura é que o novo equipamento seja entregue aos permissionários e à população no final do mês de junho. Com as intervenções, o espaço contará com infraestrutura, ordenamento e conforto. O investimento municipal é de R$5,2 milhões.
Depois de conversar com os trabalhadores e avaliar o andamento das intervenções no local, o prefeito destacou o impacto positivo da urbanização, que vai beneficiar tanto trabalhadores quanto frequentadores. Ele ressaltou que a Feira do Curtume é uma das mais antigas da cidade, onde os feirantes, ambulantes e camelôs trabalhavam sem qualquer infraestrutura.
“Agora, sim, teremos um espaço onde as pessoas poderão trabalhar com dignidade, com cobertura, box, pátio de carga e descarga e toda a estrutura que vai trazer segurança aos trabalhadores e a todos que vão adquirir as mercadorias. É uma obra importante para todos que trabalham no comércio informal da nossa cidae”, afirmou.
No Mercado Modelo, o prefeito analisou os ajustes que estão sendo executados para a conclusão da primeira etapa da requalificação do espaço. Bruno Reis também dialogou com os permissionários e frequentadores do local. A expectativa municipal é que a primeira fase das intervenções seja finalizada até maio.
“Tivemos a oportunidade de visitar o subsolo e vamos também desenvolver um projeto para que ele seja mais um ponto de visitação dos turistas da nossa cidade. Vamos oferecer conteúdo e informações sobre a nossa história. Em breve faremos a inauguração definitiva e tenho certeza que este, que é um dos principais cartões postais de Salvador, será um dos lugares mais bonitos do Brasil e todo mundo”, ressaltou o gestor.
Investimento
O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, contou que o investimento total nas intervenções no Mercado Modelo é de R$ 12 milhões. As intervenções, ainda de acordo com Tourinho, incluem restauração, telhamento de cerâmica e vidro, pavimentação, requalificação dos boxes, entre outros.
Ao todo, a obra no mercado tem três fases. A primeira etapa contempla os permissionários que atuam próximos à rua; depois será a vez dos estabelecimentos voltados para o mar; e, por último, as intervenções serão realizadas na área que abriga os restaurantes.
A tenda onde parte dos permissionários estão atuando durante a execução das intervenções é climatizada, para dar mais conforto aos comerciantes e visitantes, e abriga 117 permissionários. Uma sinalização visual especial foi implantada para facilitar o acesso. Enquanto este grupo fica na tenda, cerca de 100 permissionários permanecem no Mercado Modelo, no lado oposto ao das intervenções.
Cultura
O feriado de Tiradentes também foi marcado pela visita do prefeito Bruno Reis ao Museu da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro. Acompanhado do secretário Pedro Tourinho, Bruno Reis conheceu as instalações recém entregues ao público de Salvador. A proposta da visita foi valorizar o equipamento que é tão representativo para a cidade.