A Prefeitura de Salvador iniciou 2025 com a inauguração de uma contenção de encosta na Rua Porto Alegre, no bairro de Tancredo Neves, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a comunidade local. Com investimento de R$3,3 milhões, a obra foi entregue pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) e pelo secretário de Infraestrutura de Obras Públicas (Seinfra) nesta quinta-feira (2), como parte do compromisso da gestão municipal em proteger áreas de risco para deslizamentos de terra na capital baiana.
A intervenção, essencial para a estabilização do terreno, incluiu a aplicação de 1.190 metros quadrados de estrutura em solo grampeado. Além disso, foram realizados serviços complementares, como a construção de meio-fio, de passeio em concreto armado para a circulação de pedestres e uma escada drenante, fundamental para o escoamento adequado das chuvas.
“Esta é a proteção de encosta de número 544 que fizemos nos últimos anos, com a finalidade de trazer segurança, paz e tranquilidade para as famílias que moram tanto em cima quanto na parte debaixo da encosta. Nós vamos seguir investindo em obras do tipo. Temos 32 contenções em execução e outras 45 a iniciar. Com isso, teremos uma cidade ainda mais resistente e resiliente às chuvas”, destacou Bruno Reis.
Em apenas um mês, lembrou o prefeito, a administração municipal inaugurou duas grandes contenções, sendo uma na Rua São Luís, também em Tancredo Neves, e outra na Rua Emília Couto, em Brotas, totalizando quase R$7 milhões. Essas áreas passaram por um mapeamento prévio que identificou qual intervenção seria necessária para impedir que possíveis deslizamentos de terra ocorressem, sobretudo durante as chuvas.
“A gente conta com um sistema que consegue mapear, através de imagens de satélite, as encostas com demandas e classificá-las com os riscos. Foi uma aposta da gestão nessa tecnologia inovadora. Obras como essas de contenção são de extrema importância, porque, mais do que uma intervenção de engenharia, elas proporcionam segurança para os moradores. A gente sabe que mudanças climáticas, as fortes chuvas, as condições morfológicas do solo são fatores que trazem riscos para determinadas áreas”, pontuou Torreão.
Na Rua Porto Alegre, em Tancredo Neves, moradores como a dona de casa Maria da Conceição Alves, 58, comemoraram a conclusão da obra. Para ela, a estrutura não apenas resolveu problemas relacionados à instabilidade do terreno da encosta como também ajudou na mobilidade dos pedestres.
“Antes, a gente tinha muito medo quando chovia porque cheguei a presenciar vários deslizamentos. Agora esse sentimento, essa aflição, ficou no passado. Além disso, o novo passeio que construíram como complemento, na parte de cima, ficou muito bom para caminhar, dando segurança para todos. Era bem ruim conseguir acessar a rua debaixo, pois havia o risco de escorregar e cair pela ribanceira”, afirmou.