A prefeitura de Salvador inaugurou na noite desta quarta-feira (30) mais duas novas praças em Paripe e entregou 120 das 200 casas que estão sendo reformadas pelo programa Morar Melhor na região. Essa é a quarta vez que o projeto de habitação contempla o bairro, localizado no Subúrbio Ferroviário. Ao todo, 1.655 residências já foram totalmente requalificadas pelo município naquela localidade.
Maior programa de reforma de habitações do Brasil, o Morar Melhor desta vez beneficiou pessoas como a moradora Valdice Maria, de 55 anos, que mora há mais de 11 em Paripe ao lado de uma filha e de duas netas. Ela contou que, com muita dificuldade e trabalho, conseguiu comprar o terreno e construir a casa, mas faltou dinheiro para manter as melhorias no imóvel. O lar dela recebeu novos telhados e reboco e foi pintada.
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) visitou a casa e falou sobre o poder do Morar Melhor de transformar a vida das pessoas. “Vocês não imaginam como é bom ouvir um depoimento como o que ouvi agora à noite de Dona Valdice. Ela me disse ‘moro aqui há mais de 10 anos, mas minhas filhas não tiveram a oportunidade que as minhas netas estão tendo agora, de ver a casa reformada’. A filha me disse que agora vai passar a receber visitas, porque não tem mais vergonha”, lembrou ele no evento de entrega.
“Esse programa é muito importante para complementar o trabalho da Prefeitura. Porque não adianta a gente colocar iluminação 100% em LED no bairro, pavimentar as ruas todas, criar as praças, melhorar a infraestrutura urbana se a pessoa que vive aqui não está morando bem, não está morando com dignidade. Por isso, criamos esse programa que muda a vida das pessoas de verdade, sem elas mudarem de endereço”, completou Bruno Reis.
Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) do município, o Morar Melhor já reformou mais de 42 mil residências desde que foi lançado, em 2015, e passou por quase 300 localidades da capital baiana. Por meio dele, são executados nos lares as obras que são escolhidas e indicadas pelos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.
Praças
A nova Praça Aurelina Santos, localizada na esquina da Rua São Cristóvão com a João Martins, conta com mesas para jogos, mesa infantil, futmesa, academias de ginástica, parque infantil e uma quadra poliesportiva. O projeto do local também abarcou dois quiosques para fomentar o comércio local.
A praça foi batizada em homenagem a Dona Leli, apelido de uma moradora que decidiu plantar rosas naquele terreno antes abandonado, criando assim um jardim. A senhora faleceu em 2021 e foi representada pelo filho, Claudemir Santos. “O objetivo dela era deixar a rua limpa e agradável. A Prefeitura, graças a Deus, comprou a ideia e hoje estamos aqui com essa praça bonita com o nome de minha mãe”, disse no evento, emocionado.
“Antes isso aqui era um brejo, cheio de mato, era feio. Ninguém da rua gostava de passar por aqui e por isso Dona Leli começou a plantar rosas. E elas viraram um jardim, para melhorar a vista do local e, também, para que ninguém jogasse lixo. E hoje a nossa comunidade está muito satisfeita, é com muita alegria que a gente recebeu essa nova praça inaugurada”, disse Aline Dias, moradora há 33 anos do local.
Já a Praça da Esperança, localizada na Rua Egito, em frente ao Cemitério de Paripe, aproveita uma área de 1.115 m², com a instalação de mesas para jogos, mesa e parquinho infantil, academias de ginástica e uma quadra poliesportiva.
“Essa é a praça de número 382 que a gente inaugurou em apenas dois anos e oito meses de governo. A gente está devolvendo a cidade ao cidadão. Vejam como é bom ver a criançada brincando no parque infantil. Os jovens jogando bola na quadra nova com iluminação em LED. Ver as pessoas curtindo o seu bairro, tendo a alegria de morar aqui”, disse o prefeito na entrega.
Bruno ainda lembrou de outras obras que estão sendo realizadas em Paripe, a exemplo da reconstrução da Escola Municipal Visconde de Cairu. “Só no nosso trabalho já inauguramos 14 novas escolas e temos em construção outras 36. São 50 novas escolas de alto padrão, que não deixam a desejar a nenhuma escola privada de Salvador. Escolas que vão mudar o presente e o futuro da nossa juventude. Estamos falando de mais de uma escola por mês, já que um mandato de prefeito tem 48 meses”, destacou.